domingo, 25 de setembro de 2011

10 Direitos Imprescritíveis do Leitor

Direito n° 1: O direito de não ler
Ler não é uma obrigação.

Direito n° 2: O direito de pular páginas
Você pode pular as paginas que não são atrativas. Eu mesmo já pulei varias vezes as partes de genealogia bíblica (trechos do livro de Números e/ou Levítico) quando faço leitura da Bíblia. E quando tenho que ler algum texto da grade acadêmica é bem provável que saltarei algumas paginas.

Direito n° 3: O direito de não terminar um livro
Olha bem, não se sinta inferior se por acaso você não consiga terminar de ler um livro. Lembre-se é seu direito de leitor poder não terminar um. Lembro-me da que não terminei a leitura do livro “O Senhor dos Anéis” (volume único).

Direito n° 4: O direito de reler
Esse direito é muito bom. Gosto muito de reler algo que gostei.

Direito n° 5: O direito de ler qualquer coisa
Gosto não se discute.

Direito n° 6: O direito ao “bovarismo”
É o direito de se identificar com as personagens dos livros.

Direito n° 7: O direito de ler em qualquer lugar
Todo lugar mesmo =]

Direito n° 8: O direito de ler uma frase aqui, outra ali
Aproveite e use o seu direito.

Direito n° 9: O direito de ler em voz alta
É muito gostoso dar vida as palavras por meio do som da voz.

Direito n° 10: O direito de calar
Nenhum leitor é obrigado a comentar o que leu.



*os 10 Direitos Imprescritíveis do Leitor foi proposto por Daniel Pennac
no seu livro “Como um Romance”.
Eu simplesmente fiz um leve comentário
em cada um dos dez direitos.

Leia Mais…

sábado, 24 de setembro de 2011

IMAGINAÇÃO

Quando a criança está na fase de desenvolvimento da imaginação, muitos pais acabam freando e reprovando a capacidade imaginativa de seus filhos, dizendo: “Deixa de inventar mentiras menino!”. Para muitos pais a imaginação está associada a mentiras. Acredito que pais preparados sabem explorar e contribuir para o desenvolvimento de mentes criativas e imaginativas de seus filhos.

Albert Einstein tinha razão ao dizer que a imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve o mundo.

Alguns pais cristãos dizem que nunca irá contar “contos de fadas” aos seus filhos, pois estes tipos de historias são mentiras e ensina as crianças sobre dragões, etc. O triste é que muitos desses pais não contam nem historias bíblicas para seus filhos. O pior é que muitos pais cristãos não sabem contar boas historias bíblicas, apenas narram a bíblia a seus filhos.

Os contos de fadas não dizem às crianças que os dragões existem.Os contos de fadas dizem que os dragões podem ser mortos.” [G. K. Chesterton]

“Tanto Tolkien quanto Lewis defendiam que o profissional, seja das letras, seja da educação ou outra “ciência humana” deve se valer de várias áreas do conhecimento na sua busca pela verdade, não apenas pela via da razão, mas também usando um importante mediador: a imaginação. Com isto, eles se colocavam contra o pensamento predominante na sua época, pautada pelo racionalismo e iluminismo acadêmico. É preciso considerar ainda a rivalidade que pode haver entre um campo “prático” como a crítica literária, representada por Lewis, e a filologia, considerada mais analítica. Assim, ao invés de separá-los, a especialidade dos dois intelectuais redundou em uma importante complementação e no incentivo à efetiva interdisciplinaridade, beirando a transdisciplinaridade.”*

Concordo com o pensamento de Lewis e de Tolkien com relação a imaginação, primeiro por eu estar se graduando em letras e segundo pois a imaginação tem valor tão quanto tem a razão. O ser humano é um ser tanto racional quanto imaginativo. Como diria C.S.Lewis: “A razão cuida da verdade, a imaginação é a responsável pelo sentido. Ambas, razão e imaginação, devem cooperar para uma melhor apreensão da realidade”.**
Desta forma, utilizando tanto a razão quanto a imaginação, teremos uma perspectiva de totalidade.

Agora um recadinho aos pais cristãos que não gostam ou não sabem contar histórias aos seus filhos: Atentem se a forma como Jesus ensinava. Ele contava historias. Falava por meio de parábolas, estimulando tanto a razão quanto a imaginação das pessoas que o ouvia. E muitas ficam maravilhadas com as verdades que encontravam nas parábolas. Perceba que Jesus não simplesmente narra a Torá para as pessoas. Ele conta uma historinha e contava para pessoas adultas.

*extraído do C.S.Lewis.com.br
** extraído do Metodista.br

Leia Mais…

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

#DE_REPENTE_30

Qual é a sensação de fazer 30?
De que a vida voa e se você não aproveitá-la, irá perder muita coisa boa.

Quero agradecer todo carinho que recebi ontem, dia do meu aniversario
Agradeço a Deus e a minha família.
Agradeço a Deus pela NAMORADA incrível e linda... Ela é presente de Deus em minha vida. Obrigado Amor pelos presentes.

Agradeço a todos (as) que mandaram recadinhos no Facebook e no Orkut... Obrigado pessoal =] Que Deus os abençoe por tudo.
Agradeço pelos abraços e pelos sorrisos... Agradeço também pelos telefonemas... É gostoso ter amigos... Vocês me fazem sentir querido. Deus os abençoe abundantemente.

Agradeço também a greve dos Correios [risos], pois o meu livro (O Regresso do Peregrino – C.S.Lewis) chegou exatamente no dia do meu aniversario.

Nunca imaginei que aos 30, eu seria um blogueiro. Agradeço a Deus pelo Açaí na Panela. Agradeço a todos que dão uma passadinha por aqui.

E aproveitando hoje, dia 23 de setembro, de 2011, desejo a todos (as) uma ótima primavera!


Praise the Lord, praise the Lord, O my soul […]
It is well it is well with my soul

Leia Mais…

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Amor que nos faz um

"[...]Nunca é tarde demais
Pra descobrir o amor [...]"

Leia Mais…

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

domingo, 18 de setembro de 2011

Pacato e a Espada do Poder

É uma simples comparação entre o cristão e a Bíblia. Vale ressaltar que qualquer comparação, ou metáfora ou ainda analogia não é capaz de estabelecer relações integrais, ou seja, nenhuma comparação é perfeita, serve apenas para relacionar algum aspecto.

Se você é da década de 80 ou 90, irá lembrar-se do desenho animado He-Man, Mas se você é do século 21, não se preocupe, você tem disponível o Youtube e poderá ver o que nós da década de 80 assistíamos.

Bem, Pacato é um felino medroso e acovardado... E até um pouco preguiçoso (pouco semelhante ao Garfield, mas não tão esperto). E mediante a Espada do Poder (espada usada pelo He-Man) ele se transforma no Gato Guerreiro, um felino corajoso e destemido. Um gato pronto para a batalha. E é esse aspecto que pretendemos comparar.

Transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
(Romanos 12: 2 NVI)

O que é o homem? O interessante da Bíblia é que é um livro fascinante e incrível. Está indagação sobre o que é ser humano, ela responde e apresenta o paradoxo da humanidade. Ficou curioso? Leia e examine a Bíblia. (Sugestão de leitura: “Por que sou cristão” de John Stott).

É impressionante a transformação que a Bíblia traz ao coração do homem, quando o mesmo entra em contado com ela . Quando digo homem, estou me referindo ao gênero humano. Quando o cristão é transformado pela Espada do Poder (nesse caso a Bíblia, pois é de conhecimento dos cristãos que a Bíblia seja a Espada do Espírito) ele experimenta a boa vontade de Deus no que se diz respeito ao que é o ser humano. Mediante a Palavra de Deus, ele se torna destemido e pronto para a batalha.

"Nós fomos feitos para ser corajosos[...]
Na batalha do coração e na batalha da mão
"
(Casting Crowns - Courageous)

"Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".
(Josué 1:9 NVI)


Importante: Não é nossa intenção legitimar o dualismo. Se atentarmos ao desenho animado He-Man, iremos notar claramente essa idéia do Dualismo, não qual há dois deuses (forças) – um do bem e outro do mal. E ambos são independentes e estão em pé de igualdades. No desenho, He-Man tem a metade da espada e o Esqueleto tem a outra e juntas formam a chave de Grayskull. O Cristianismo não concorda com essa idéia do Dualismo. Para nós, os cristãos, há somente um Deus que é Todo-Poderoso e há também espíritos malignos que não estão em pé de igualdade com Deus.

O cristianismo concorda com o dualismo em que o universo está em guerra, mas discorda que seja uma guerra entre forças independentes. Considera-a antes uma guerra civil, uma rebelião, e afirma que vivemos na parte do universo ocupada pelos rebeldes”. (C.S.Lewis)

Quando Lewis diz: “vivemos na parte do universo ocupada pelos rebeldes”, ele está se referindo ao texto bíblico: “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” (1 João 5:19 NVI).

Porque não experimentar esta transformação mediante a Espada do Poder? “Pois o Reino de Deus não consiste de palavras, mas de poder” (1 Co 4:20 NVI).

Ótima semana a todos e todas =]
God bless You!

Leia Mais…

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Religião

Ser religioso na visao de Jesus não tem muito a ver com dogmas, regras morais e nem com rituais. Para Jesus, ser religiosos tem muito a ver com relacionamentos de afetos .e pratica da justiça.

Leia Mais…

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Desenho

Hoje pretendo divulgar o trabalho de um amigo que conheci no Irmãos.com. Ele é Ilustrador... Cartunista... ...Animador... Quadrinista (Ou desenhista, pra resumir).

Ele fez o Toon (desenho) abaixo:


Há alguma semelhança?



Interessou-se? Faça um orçamento! Encomende o seu pra presentear quem você gosta.



Dados do meu amigo:
Nome: Ewerton Leandro
E-mail: ewerton_eltoons@hotmail.com
Twitter: @Ewerton_Leandro
Blog: E-L Toons

Leia Mais…

domingo, 11 de setembro de 2011

LIVROS & LIVROS

Livros são excelentes amigos. Aprendi a gostar de livros. E entre os livros que ainda pretendo ler e ter na minha biblioteca.

1) Deus em questão – Editora Ultimato

Freud e Lewis debatem sobre Deus, amor, sexo e o sentido da vida


2) O Regresso do Peregrino – Editora Ichtus

O primeiro romance de Lewis, depois de se tornar cristão.


3) Perelandra – Editora Martins Fontes

Gosto muito de ficção. E nem preciso dizer muito, pois Lewis foi um cara bem criativo e inteligente.




4) Além do Planeta Silencioso - Editora Martins Fontes

O primeiro livro trilogia de ficção científica de C. S. Lewis.



Se você quiser me presentear com algum deste livro, fique a vontade... Ficarei muito feliz e darei um ótimo lar pra ele [risos]


Otima semana a todos (as) amigos (as)
aquele abraço
God bless you =]

Leia Mais…

sábado, 10 de setembro de 2011

Meu = Seu

Três tipos de filosofia de vida (Analisando a parábola do bom samaritano) :

1) O que é seu é meu. (usurpadores - ladrões)
2) O que é seu é seu e o que é meu é meu. (Cultura da indiferença - religiosos)
3) O que é meu é seu. (atitude do bom samaritano)



Leia Mais…

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

NAMORE UMA GAROTA QUE LÊ

Garotas que lêem sabem apreciar a vida. São inteligentes.
Garotas que lêem são super poderosas. Quer se surpreender? Namore uma garota que gosta de ler. Garotas que lêem são criativas e grandes amigas. É incrível namorar uma garota que lê.

Garotas que lêem não são fúteis. Elas têm conteúdo e são lindas. É maravilindo* namorar uma garota que lê. Garotas que lêem gostam de andar de mãos dadas e conhecem o caminho da felicidade.

Namore uma garota que lê e viva a aventura do romance na linha e na entrelinhas. Namore e escreva a sua historia... Namore uma menina que lê e veja os corações se entrelaçarem.

Quem namora uma garota que lê não tem dificuldade de presenteá-la:
No aniversário, dê livros... No dia dos namorados dê livros... No Natal, Na páscoa dê livros [risos]. Namore uma garota que lê e você irá aprender muito.

Sonho de qualquer NERD: Namorar uma garota que lê!

SUGESTÃO DE LEITURA:
Se você gosta de ler, certamente irá adorar essa leitura

A Menina Que Não Sabia Ler (John Harding)



*maravilindo (maravilhoso e lindo) é uma expressão da garota que lê que namoro.

Leia Mais…

RACIOCINIO INTELIGENTE DE C.S.LEWIS

Por que você acredita na existência de demônios?

Bem, primeiro por que se você olhar para as culturas verá que elas acreditam ou acreditaram em forças espirituais da maldade.
Segundo, Porque a ciência não descobriu nada que me obrigue a deixar de acreditar.
E terceiro, Acreditando na existência deles, eu consigo explicar muitas coisas que se eu não acreditar eu não consigo explicar.

Esse raciocínio inteligente é válido para Deus também.
Acredito em Deus não apenas pela minha experiência pessoal e também mediante está forma de pensar proposta por Lewis.


1) Todas as culturas têm uma noção de Deus (ou deuses);
2) As descobertas cientificam não me obrigam a não acreditar em Deus;
3) Acreditando Em Deus posso explicar muita coisa que não conseguiria explicar sem acreditar em sua existência.

[Extraído da mensagem Para que serve a Igreja]

Eu creio no Cristianismo tal como creio que o Sol nasceu, não apenas porque o vejo, mas porque através dele eu vejo todas as outras coisas.” (C.S.Lewis)


Leia Mais…

terça-feira, 6 de setembro de 2011

METAMORFOSE INVERSA

A borboleta que virou lagarta*
O tamanduá que virou formiga
O pescador que foi pra casa com o anzol no beiço

A aranha que virou mosca
O transformer que virou fusca*
O beija-flor não quer mais flor

O príncipe que vira sapo
O romântico que troca a esposa pelo jogo
A verdade que virou mentira

Sempre muda pra pior
Pra que viver assim?
Pra que se amoldar ao padrão deste mundo?
Transformem-se pela renovação da sua mente.


*expressões extraídas da musica “Transformer”, da banda Resgate.

Leia Mais…

O QUE APRENDO COM THUNDERCATS 2011?





O que importa não é o tempo que vivemos, mas sim viver a vida plenamente. O que importa é o bem que fazemos e os amigos que encontramos. O que importa é o amor que compartilhamos durante a jornada de vida.






*Thundercats 2011 é um remake do famoso desenho animado da década 80 e 90. A nova série é fiel a original, porém o roteiro foi adaptado a um contexto mais moderno. Em cada episódio, Lion-O deve aprender uma lição para que possa ser um grande lider.

Leia Mais…

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O QUE É O HOMEM?

Segundo Aristóteles, o homem é um animal político. Já Thomas Willis, o homem é um animal sorridente. Para Benjamim Franklin, o homem é um animal fazedor de ferramentas. Segundo Edmund Burke, o homem é um animal religioso. Para James Boswell, o homem é um animal que cozinha.


Mas o que é o homem?
Quando assistimos os telejornais ou quando lemos um jornal e nos deparamos com os crimes bárbaros que o homem é capaz de cometer, logo somos levados a conclusão que o homem é um animal... E dependendo da monstruosidade, dizemos que o homem é um ser bestial e nem um animal seria capaz de fazer algo tão monstruoso.

Segundo John Stott, em seu livro “Por que sou cristão”, há cinco características que nos diferencia dos animais:

1) Pensar;
2) Escolher;
3) Criar (Criatividade);
4) Amar;
5) Adorar.

Essas são as cincos capacidades que diferencia o ser humano.
Mas o ser humano não é todo belo, pois do coração humano vem os maus pensamentos. Do coração, o homem tira coisas boas e coisas ruins.

Os seres humanos são um paradoxo estranho e trágico. Somos capazes da mais excelente nobreza e da mais baixa crueldade. [...] Somos ao mesmo tempo nobres e ignóbeis. Racionais e irracionais. Morais e imorais. Criativos e destrutivos. Amorosos e egoístas. Parecido com Deus e bestiais”.
(John Stott – Por que sou cristão. Pag. 82 – Ed. Ultimato)

Leia Mais…

domingo, 4 de setembro de 2011

GÊNESIS: O Que Realmente Significa Ser Humano?


Em uma terra devastada nasce uma nova sociedade. Separados do mundo exterior por uma cerca em pleno oceano, seus habitantes vivem em absoluto isolamento – aviões que se aproximam são abatidos; refugiados, executados. Até que um soldado escolhe romper com as regras e, em vez de disparar, resgata das águas uma menina. Ele muda para sempre o curso da História”.

Hoje, venho trazer uma sugestão de leitura. Gênesis, do autor Bernard Beckett, da editora Intrínseca. É uma obra de ficção. Se você não gosta de ficção, esta sugestão de livro não é valida para você. O livro é excelente. Bernard Beckett é professor de Matemática e “Gênesis” é o seu oitavo romance.

Pretendo em breve sortear um exemplar deste livro aqui no blog.

“Inquietante e de uma ingenuidade encantadora, Gênesis conduz a um futuro em que antigas – e eternas – questões filosóficas se chocam com o avanço tecnológico – quando o significado de ser humano, ter consciência e ter alma tornam-se questões centrais”.

Segundo os críticos:

“Tem um desfecho absolutamente atordoante, digno dos clássicos de ficção científica” (Booklist)

“Um romance jovem bem diferente” (The Guardian)

DETALHE:
Lançamento: 2009-09-14
Páginas: 176
Formato: 14 x 21 cm
Peso: 228 g
Acabamento: Brochura
Cód. de barras: 9788598078571
Gênero: Ficção

Leia Mais…

USURPAM A IGREJA DO SENHOR

Como usurpamos a igreja de Cristo?

1) Quando mudamos a ênfase da igreja. Trocando o amadurecimento pelo crescimento.

2) Usurpamos na mensagem. Jesus pregava “Arrependam. porque está próximo o reino dos céus.” Quase nunca tem sido pregado isso nas igrejas evangélica brasileira. Jesus pregava o reino, os pregadores de hoje pregam tudo, menos o reino de Deus.

3) Usurpamos também na questão do temor.

4) E a igreja é usurpada na postura pastoral. Muitos pastores fazem “shows” e “atos mirabolantes”, preocupados com o mercado gospel. Interessados no Ibope da igreja. Nesses templos Deus já não tem mais ibope. O que importam não é a relação de amor de Deus, mas o que Deus pode me dar em troca dos “meus atos de fé”. Nestes templos não há lugar para a Graça... Pra maravilhosa Graça de Deus.

[extraído do texto“Devolvam a minha igreja!”]

Leia Mais…

sábado, 3 de setembro de 2011

ThunderCats 2011

Thundercats era um dos desenhos que tive o privilégio de assistir em minha infância. Em 2011 foi lançada uma nova série dos thundercats. Em minha opinião é excelente. Vale à pena assistir. É claro se você for da década de 90 [risos].

A série conta o começo, quando Lion-O era jovem e apenas príncipe. Na época em que eu assistia Lion-o já era adulto e já era rei. Nesta série Snarf [gosto muito deste personagem] é somente um filhotinho.

Se você assistiu os Thundercats quando criança, certamente irá gostar desta versão e se você nunca assistiu, experimente!







A série está disponível para download somente legendada.

Leia Mais…

ABERRAÇÕES NA IGREJA


A igreja tem de viver o que prega para que cada cristão possa pregar o que vive
(Ariovaldo Ramos)

Havia um tempo que as igrejas evangélicas brasileira ensinavam a Palavra de Deus PELA [está preposição é muito importante, por isso escrevi em caixa alta] Palavra de Deus.

Lembro-me de que a Bíblia era exposta e ensinada pela Bíblia. Era uma pregação expositiva. Hoje o que mais se observa nas comunidades evangélicas brasileiras é meramente uma pregação temática. O pregador procura um tema e depois usa a Bíblia para corroborar com o tema escolhido por ele. Muitas vezes essa forma de pregar criar aberrações teológicas.

As aberrações fazem mais mal do que bem. Ensinamentos que aprisionam e oprimem o povo.

Toda forma de controle, no intuito de encabrestar uma comunidade é uma violação a graça de Deus” (Ed René Kivitz)

Mas ainda há comunidades evangélicas comprometidas em ensinar a Palavra de Deus pela Palavra de Deus. Há comunidades que não vive de pregações temáticas. Há comunidades comprometidas em tornar o Reino de Deus próximo (alcançável) a todos ao redor da igreja local. Há igrejas compromissadas com a pregação genuína. Há igrejas que estão preocupadas em pregar o evangelho todo ao homem todo. Ainda há igrejas preocupadas com o social de sua comunidade local e estão ensinando os seus membros a serem cristãos genuínos e pensantes. Há igrejas que ainda despertam nos seus o interesse de ler e examinar a Bíblia e de não se submeter cegamente ao que os lideres (pregadores temático) afirmam.

Graças a Deus que ainda há poucos interessados em fazer mudanças e não criar aberrações.

Leia Mais…

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

NO SONHO

Posso voar sem asas
E ir bem fundo no oceano
Sem equipamentos de mergulho

No sonho posso me machucar
E não sentir dor
Posso saltar mais alto do que posso imaginar

No sonho posso correr
E deixar The Flash comendo poeira
No sonho posso sonhar

Não preciso me preocupar com tempo
Nem me preocupar com o perigo
Pois tudo não passa de um sonho

No sonho posso bater nos monstros
E quando necessário sei como fugir deles

No sonho posso acordar
E voltar a sonhar

Posso saltar sem para-quedas
Posso correr sobre a agua
sem afundar

Leia Mais…

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails