quinta-feira, 31 de maio de 2012

Massa Gosmenta


Se Deus não existe...

O ser humana não passa de uma massa gosmenta que evoluiu até a racionalidade” 
(Apologética Contemporânea – Ed. Vida Nova – William Lane Craig).

Qual é a vantagem do ser humano ser um ser racional?

Dizem que a vida surgiu no meio aquático. Afirmam que dos aminoácidos surgiram os coacervados e depois destes as protocélulas e até chegarem às células como conhecemos hoje. Bem, então qual é vantagem desta evolução toda?

Qual é vantagem do homem (ser racional) sobre os animais (seres irracionais)?

O que acontece com os homens é o mesmo que acontece com os animais; a mesma coisa acontece para ambos. Assim como um morre, morre também o outro. Todos têm o mesmo fôlego de vida. O homem não tem vantagem sobre os animais. Tudo é ilusão.” (Eclesiastes 3:19)


Leia Mais…

Dramatização

Dramatizazão do debate entre G. K. Chesterton e Clarence Darrow

Leia Mais…

terça-feira, 29 de maio de 2012

Verdade e Pluralidade

William Lane Craig na Universidade Mackenzie 

Leia Mais…

segunda-feira, 28 de maio de 2012

sábado, 26 de maio de 2012

Vale-Tudo

Quem ganhará essa luta? 
 Dê a sua opinião 



Leia Mais…

O protagonista deste drama


Leia Mais…

sexta-feira, 25 de maio de 2012

A PORTA ABRE DOS DOIS LADOS



Ainda utilizando o filme Os Vingadores, gostaria de fazer um paralelo entre a fala do Arqueiro (No começo do filme), quando ele diz para Nick Fury que o cubo (Tesseract ) é um portal para o outro lado do universo e portas se abrem dos dois lados, com o escrito de Stott no livro Cristianismo Básico: “Cristo não a abrirá por conta própria. Não há maçaneta na porta do quadro de Holman Hunt. Dizem que ele a omitiu deliberadamente para mostrar que a maçaneta está do lado de dentro. Cristo bate. E cabe a nós devemos abrir

Bem, De que quadro Stott está se referindo? E qual é o contraste entre a fala do Arqueiro no filme e a fala do autor de Cristianismo Básico?

Diferentemente do Tesserac, o coração humano se abre por dentro! O portal do filme pode ser aberto pelos dois lados (característica geral de todas as portas), mas essa característica não é regra. Quando observamos o portal que dá acesso ao universo do Ser (O coração), descobrimos que ele não segue essa regra geral. 

Olhe para mim. Estou batendo a porta. Se você ouvir o meu chamado e abrir a porta, vou entrar e jantar com você”. [Apocalipse 3:20 - A Mensagem] (grifo meu)

Esse versículo foi ilustrado por Holman Hunt em seu famoso quadro A luz do Mundo, pintado em 1853, e é sobre essa obra que Stott faz o comentário que a porta que dá acesso ao universo do Ser é aberta por dentro... Sendo uma iniciativa de quem está dentro. Não há maçaneta do lado de fora.

 
Agora vamos voltar para o filme. Vocês lembram quando Loki aparece e diz “Seu coração” para o Arqueiro e o toca com seu “bastão”? O que acontece depois? Quando Loki “abre” o coração do Arqueiro por fora, Ele (Loki) invade o universo do Ser do Arqueiro. Já não é mais o mesmo Arqueiro! Perde sua identidade.

Consegue perceber a diferença na abordagem do Loki com relação à abordagem de Jesus no quadro de Holman Hunt (ou mesmo no texto bíblico). Um é agressivo, em outras palavras, invasivo. Já o Outro é convidativo.

Vamos voltar mais uma ao filme. Você lembra quando Loki tenta “abrir” pelo lado de fora o coração do Stark (Homem de ferro)? Loki ficou frustrado ao saber que o Homem de Ferro "não tem coração", ou melhor, que sua invasão não foi bem sucedida. Agora vamos pensar numa coisa: Onde está o seu coração? Ele está protegido invasão? Isso me traz a memória o que está registrado em Mateus 6:21.

Grande abraço a todos.
Muito obrigado por ler o Açaí na Panela.


Leia Mais…

quinta-feira, 24 de maio de 2012

A Grande Novidade

Leia Mais…

Aprendendo com o Capitão América como ser Cristão



Há inúmeros bons livros que fala sobre o que é ser cristão e o que é o cristianismo. Como #FicaDica: Cristianismo Puro e Simples (Lewis); Simplesmente Cristão (Wright); Cristianismo Básico (Stott); e outros.

Certa vez, por meio do blog Recortes, tomei conhecimento do livro Encontrando Deus no Cinema, de Juliana Schead. E acredito que seja um bom livro! Pois compartilho da idéia de que é possível fazer links até nossa fé e espiritualidade a partir de diversos assuntos. Inclusive de filmes seculares! Não foi mais ou menos isso que Paulo fez em Atenas, fazendo o link de “Ao Deus Desconhecido” (Atos 17:23) a Espiritualidade Cristã?

Agora vamos para o filme Os Vingadores (2012), veremos o que é ser Cristão e teremos como professor O Capitão América.

Primeira coisa que aprendemos com esse personagem é que ser cristão é servir. Ser cristão não é se você é obreiro na igreja, nem se você é líder de células. Ser cristão é servir as pessoas. Alguém já disse: “Servimos a Deus quando servimos as pessoas”. E há inúmeras maneiras de servir as pessoas. Serviço a Deus vai além do ambiente religioso.

A missão do Capitão América é salvar o mundo. A missão do cristão é cooperar com Deus para que o Reino de Deus seja presente no hoje. Não vemos o Capitão América chamando as pessoas para fazer parte do SHIELD. Ser cristão não é fazer proselitismo. Não é levar pessoas para sua igreja ou para sua célula. Ser Cristão é ser como Cristo... Isso é questão de Atitude!

Quando Loki aparece na cidade e deseja que todas as pessoas se ajoelhem diante dele, um senhor idoso se levanta e desafia o Vilão (isso é atitude cristã – levantar e encarar o Mal), então aparece o Capitão América e se coloca entre o senhor idoso e o Loki. Isso é o que chamo de serviço a Deus. É colocar na defesa dos necessitados. Isso que é religião de verdade. Cuidar das pessoas!

Como disse o senhor idoso no filme: “Sempre há pessoas como você” – eu acrescento – pessoas que procuram fazer o mal, mas ser cristão é procurar fazer o bem. Custe o que custar.

Como o Capitão, o Cristão anseia por justiça e procura promovê-la. Como Loki mesmo afirma, Capitão América é um soldado, assim é o Cristão, um soldado. Ainda nas falas de Loki, Capitão é um homem fora do seu tempo, da mesma forma é o Cristão, vive neste mundo, mas não é deste mundo.

Capitão América se preocupa com o bem dos outros, já alguns lideres religiosos estão é preocupado com prosperidade e crescimento explosivos.

O que é Fé?

Bem, é algo semelhante ao escudo do Capitão América. Um escudo de vibranium.
Um metal não deste mundo... Assim é a fé, não é deste mundo, mas funciona perfeitamente nele. Capaz de absorver qualquer golpe do Mal.

Ser Cristão é ter certeza no que crer.
Encerro este post com a fala do cara que usa o escudo de vibranium
Há um só Deus. E eu tenho certeza que Ele não se veste assim”.

Grande abraço galera.



NOTA DE ESCLARECIMENTO:

Não pretendo com este texto afirmar que o Capitão América seja crente (Ele é o ser fictício).
Também não é a proposta deste texto arrecadar dízimos (e eu nem sou dono de nenhuma igreja).
A intenção deste post é exclusivamente criticar a condutas de muitos crentes. Pois as atitudes do Capitão América (mesmo ele não sendo cristão) são mais cristã do que as atitudes de alguns cristãos brasileiros.


Leia Mais…

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Como elas realmente são


Hoje não vemos as coisas com clareza. Estamos como que num nevoeiro, enxergando com dificuldade por entre a neblina. Mas isso não vai durar muito. O tempo vai melhorar, e o Sol vai aparecer! Então veremos tudo tão claramente quanto Deus nos vê, conhecendo-o diretamente, assim como ele nos conhece”. 
[A Mensagem]

Onde está a essência do ser?
A essência está no coração? Ou nos olho de quem vê?

Você gosta de filosofia? E gosta também de um bom romance? Uma estória incrível?
 Então certamente irá gostar de ler a trilogia espacial criada por C. S. Lewis.
Eu já li as duas primeiras e estou aguardando o terceiro livro (A editora Martins Fontes pretende disponibilizá-la ainda este ano aos leitores da língua portuguesa).

Esta semana eu estava relendo o livro dois: Perelandra – Uma Viagem a Vênus. Bem, eu estava intrigado por que Lewis encerrou esse livro com a seguinte frase: “E então sua consciência foi engolida”. [em Inglês: “Then his consciousness was engulfed”]. Deixou-me bastante intrigado. Não há duvida que Lewis foi um excelente escritor. Como também foi um magnífico professor de literatura. Ele não poderia ter usado outra frase para terminar o livro dois?

Bem, essa obra em especifico foi bem elaborada com elementos filosóficos e teológicos. Em Perelandra, somos convidado a pensar em Gênesis 3, se Eva tivesse resistido aos argumentos da serpente. Como seria a narrativa biblica se Eva não tivesse comido daquele fruto? ou se um elefante tivesse aparecido e esmagado a serpente? E Adão não estivesse ausente? Em Perelandra, somos indagados sobre a finalidade da proibição de Deus. Sinceramente fico impressionado pela forma como Lewis elabora seus textos, e como elementos mitológicos são rescritos. Em Perelandra, vemos o mito de Vênus e seu mar de espuma (Você só entenderá o que estou falando se souber um pouco sobre Vênus).

Voltando pra minha indagação com relação ao final deste livro, acredito que descobrir o motivo por que Lewis utilizou essa frase (“E então sua consciência foi engolida”) pra encerrar este livro. Penso que a resposta esta no capítulo 03. (Lembre-se que este livro tem 17 capítulos). Agora percebo que Lewis foi muito feliz em fechar Perelandra com a frase que me intrigou. Otima escolha! Mas vamos deixa isso pra outro dia. Talvez num outro momento, compartilhe minha análise de Perelandra.

Bem, minha intenção inicial neste post, não é minha indagação sobre a frase que Lewis escolheu no final de Perelandra, mas compartilhar um insight que tive ao ler a seguinte frase:“Somente Maleldil* (Deus) vê qualquer criatura como ela realmente é.

 E quando li essa frase, lembrei-me automaticamente do que está escrito em 1 Samuel 16:
O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração

Como diria o filósofo, vemos as sombras... Vivemos num mundo de aparência.
Como diria o Apóstolo** (não estou me referindo a nenhum tal apostolo midiático ou paipostolo. Esses caras não são apóstolos coisa alguma, mas deixa isso prá lá).

Repetindo: Como diria o Apóstolo, um dia veremos as coisas como elas realmente são.

 “Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido”. 
(1 Coríntios 13:12 NVI) 

Pense nisso: Deus vê qualquer pessoa como ela realmente é. 

*Maleldil = Personagem da Trilogia Espacial que representa Deus. “Male” é um radical que se refere a Reino, Rei, etc; e “edil” significa anjos. Assim, Maleldil significa Senhor dos Anjos. 
** Paulo de Tarso.

Leia Mais…

sábado, 19 de maio de 2012

sexta-feira, 18 de maio de 2012

A Bondade


Leia Mais…

quinta-feira, 17 de maio de 2012

quarta-feira, 16 de maio de 2012

terça-feira, 15 de maio de 2012

ALÉRGICOS A DEUS


Não seja ingênuo. [...] 



Os homens vão se tornando egocêntricos, loucos por dinheiros, fanfarrões, arrogantes, profanos, sem respeito para com os pais, cruéis, grosseiros, interesseiros sem escrúpulos, irredutíveis, caluniadores, sem autocontrole, selvagens, cínicos, traiçoeiros, impiedosos, vazios, viciados em sexo e alérgicos a Deus. 

Eles irão fazer da religião um espetáculo, mas nos bastidores se comportam como animais.

[ II Timóteo 3:1-5 – A Mensagem: Bíblia em linguagem contemporânea – Eugene Peterson]

Leia Mais…

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Eu Sou


“I Am” é muito top. Um filme excelente!  #Ficadica

Qual o real significado dos dez Mandamentos? Seria os Dez Mandamentos um mero capricho de um “deus estraga prazer”? O filme conta a hisatoria de dez pessoas... quer saber mais?







Abaixo, um video com algumas cenas do filme e musica principal do filme.



Leia Mais…

Petra - Amazing Grace


 
 
Amazing grace, how sweet the sound
That saved a wretch like me
I once was lost, but now I'm found
Was blind but now I see

Amazing grace, how sweet the sound
That saved a wretch like me
I once was lost, but now I'm found
Was blind but now I see

Because your love came down
Your love came down
Your love came down
And it saved, it saved me

Leia Mais…

domingo, 13 de maio de 2012

Uma Menina, Um Menino e Um Cemitério

A Girl, a Boy, and a Graveyard - Jeremy Messersmith



Leia Mais…

quarta-feira, 9 de maio de 2012

terça-feira, 8 de maio de 2012

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Fique por perto

Leia Mais…

Muito Espetacular

#TheAmazingSpiderMan
 

Leia Mais…

domingo, 6 de maio de 2012

Indagações de um Menino #08


O Menino olhou fixamente sua Melhor-Amiga e depois de alguns segundos disse:

– Por que as mulheres são tão inseguras?

– Ora, é por que Deus é homem, e o diabo é feio. – disse ela.

 

 

 

 

– Como assim? – Indagou o Menino.

– Bem, Deus sendo homem, fez a mulher um pouco insegura.

 

– E o diabo? O que ele tem a ver com a insegurança feminina? – indagou novamente o Menino.

– Ele é um feioso e ficou com inveja da beleza da mulher, e procurou deixar a mulher ainda mais insegura. – respondeu excelentemente a Menina.

 

– Wow! – disse o Menino, enquanto bebia o suco de Açaí– Nunca havia imaginado isso! Incrível!

Leia Mais…

Fulton Sheen


  
 
 
VIDEO 02


VIDEO 03

Leia Mais…

sábado, 5 de maio de 2012

quinta-feira, 3 de maio de 2012

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Partly Cloudy

Leia Mais…

terça-feira, 1 de maio de 2012

Os Vingadores



Excelente filme! Fiquei vidrado do começo ao fim. Valeu muito à pena! Repleto de cenas emocionantes.

As melhores falas em minha opinião foram:

1) Natasha (Viúva-Negra)disse:
- "Cuidado como fala, ele (Thor) é um deus"

Steve (Capitão América) responde:
-"Só existe um Deus e eu tenho certeza que ele não se veste assim."

2) Loki disse:
- "Eu tenho um exército."
Tony (Homem de Ferro) responde:
-"Nós temos o Hulk."


Sinceramente o filme é uma excelente opção pra quem quer apenas se divertir, mas pra mim ela dá oportunidade de fazer reflexões e ligações de assunto que vão alem do próprio filme. Quem sabe numa próxima oportunidade e depois assistir repetida vezes o filme poderei escrever mais sobre o assunto.

Mas por hora, fico com a frase do Capitão América: "Só existe um Deus e eu tenho certeza que ele não se veste assim." E fazendo um acréscimo meu, “E Ele não é nem melindroso e nem egocêntrico como Loki que deseja que todas as pessoas o adorem (se ajoelhe) por opressão”.

Agora é só aguardar o lançamento do “The Amazing Spider-Man”, dia 03 de Julho.
E falando em Homem Aranha, Que mania mais estranha o Stan Lee tem em aparecer sutilmente nos filmes!

Leia Mais…

O Cristianismo


Leia Mais…

JESUS NÃO FUNDOU O CRISTIANISMO


 
 
 
 
Video 02


Video 03


Video 04

Leia Mais…

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails