terça-feira, 30 de novembro de 2010

Religião e Espiritualidade


Leia Mais…

Desafio Blog

Gosto muito de desafio. E por indicação da Alessandra Barcelos do Blog Jesus e Eu, encaro o desafio de responder 1 dúzia de perguntas e indicar 05 blog para encarar o desafio.

1. O que te levou a criar um blog?
O blog surgiu num momento de ‘metamorfose emocional’, na verdade Ele foi uma forma de ocupar o tempo. Nasceu sem muitas pretensões e hoje tem bastante de mim em palavras. O melhor de tudo isso é a amizade que tenho na blogosfera e na troca de conhecimento que há através dos blogs.

2. O que tira você do sério?
Sou bastante compreensivo, porem não sou paciente, assim há muitas coisas que tiram do sério.

3. Você tem alguma mania ou vício?
Acho que não.

4. Qual sua melhor lembrança?
São tantas, mas as da infância são as melhores.

5. Qual seu maior sonho?
Ser voluntario num hospital de Crianças com câncer e/ou leucemia. Acredito que ano que vem realizarei este sonho.

6. Se fosse um dinossauro como se chamaria?
Gosto muito de dinossauros, Gosto muito de Ciência. Certamente me identifico com Velociraptor na questão da agilidade e me identifico T-Rex no que se refere à individualidade.

7. Qual personagem da sua infância gostaria de ser?
Entre todos os personagens que marcaram minha infância, A criação de Stan Lee, O Homem Aranha é o personagem que mais me agrada, refiro-me ao Homem Aranha da versão Gibi e da versão desenho animado, não o da versão Filme, esta versão não em agrada em nada.

8. Cite uma peça que não pode faltar no seu guarda-roupa e outra que jamais usaria?
Camisa social, terno... Essas coisas não combinam comigo. Prefiro muito mais uma camiseta, bermuda ou calça jeans (algo mais casual e Street).

9. Um lugar que ama.
Pra mim não é o lugar que faz diferença, mas quem são as pessoas que estarão nesse lugar. O importante para mim é estar perto das pessoas que amo.

10. Que filme você amou e recomenda.
Amo filmes, de preferência os de Ação, Ficção, épicos e aventuras. Estou na contagem regressiva pra Assistir “As Crônicas de Narnia – A Viagem do Peregrino da Alvorada”. Estréia nacional dia 11 de Dezembro de 2010.

11. Qual o último livro que você leu?
Estou participando do projeto de ler a Bíblia capa a capa. Estou lendo também “as Cartas para Dawkins – Desafiando os mitos ateístas”. Na fila de leitura está os livros “É Proibido – O que a Bíblia permite e a igreja proíbe” e “Religião e Luta de Classes”. Mas estou muito ansioso para ler o livro “Oração – Cartas a Malcolm”.

12. Qual a palavra que te define.
Organizar

Indicar 05 blogs:
Essa é a tarefa mais dura de todas, pois há muitos blogs excelentes nessa blogosfera. Gostaria de indicar todos que conheço e que regularmente leio, mas obedecendo as regras do desafio proposto, então vamos lá. (perdoe-me amigos (as) se não indiquei você nessa lista de cinco)










Leia Mais…

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

diferentes dos anjos

Chovia lá fora e não faltaram raios
Chovia aqui dentro também
Chovia alegria dentro do meu coração
Uma tempestade em meu peito
Raios de felicidades, de adrenalina, de calafrio...
Que sensação maravilhosa é essa de estar perto
De quem se ama

Dentro do ônibus de volta pra casa
Estava com um sorriso de orelha a orelha
Uma felicidade imensa
Enquanto as pessoas conversavam no ônibus
Meu pensamento estava distante
Mas não tão longe
Pensava naquele instante anterior
Pensava naquele beijo

O que nos faz diferentes dos anjos
É a possibilidade de amar...
Me deu vontade de cantar
Que sensação maravilhosa é estar perto
De quem se ama e não para de pensar

Leia Mais…

sábado, 27 de novembro de 2010

Teologia de MP3

Chamo de teologia de mp3 o habito de usar trechos de musicas como se fosse a Palavra Revelada e Inspirada. Sei que há vários gêneros musicais e cada pessoa em geral tem um gênero musical preferido. Não pretendo rotular essa musica de santa e esta outra de demoníaca. Acredito que podemos sim usar frases de musicas para colaborar numa argumentação, mas penso também que usar trechos de musicas como se fosse verdade bíblica é muito perigoso e demonstra perfeita alienação.

Teologia de Mp3 é tão rasa quanto um lago que mal encobre os calcanhares. Não dá pra nadar. Teologia de mp3 é insuficiente. Teologia de mp3 é Quase; Parafraseando com um trecho da canção da banda Fruto Sagrado, “Só o medíocre gosta do quase... Porque o medíocre é quase alguém”.

Quem já ouviu coisas do tipo:

Você não irá morrer até quando Deus cumprir os sonhos dEle em sua vida
E a pessoa ainda afirma, “Está na Bíblia!” Se você perguntar em que parte da Bíblia está tal afirmação, certamente ela não saberá informar. Ora, então quando alguém morre precocentemente é por que Deus não tinha planos para ela?

Coisas deste tipo é muito presente nas igrejas evangélicas brasileiras. Tenho observado bastantes coisas deste tipo.

Já ouvi “A oração é alimento e Deus não rejeita oração”. Se seu Deus é como um hamster, essa afirmação de que a oração é alimento fará todo sentido.

Não sou musico, mas sei que a musica não é uma teologia. Ela é um produto artístico. Acredito que podemos usá-la numa argumentação, mas nunca usá-la como teologia.

Muitas vezes cantores gospel e/ou ministérios gospel, usam verdades bíblicas em suas letras, mas geralmente por motivo de harmonia e rima, acabam fazendo alguns ajustes no texto bíblico e gera isso o que eu denomino de ‘teologia de mp3’. a galera usam tais trechos musicais com se fosse a propria Biblia que afirmasse tais coisas.

De que é a culpa? Será que é das bandas? Dos tais ‘levitas’ gospel? Penso que a culpa é minha e sua. Acredito que é responsabilidade nossa de nos libertarmos desta alienação. Compete a cada um de nós em ter um mínimo de conhecimento das Escrituras Sagradas. Infelizmente são poucos que pelo menos uma vez na vida leu pelo menos o Novo Testamento de capa a capa. (muitos reclamam que o texto biblico é dificil de compreender, mas hoje temos versões bastante claras e de facil leitura, como é o caso da NVI e da NTLH. particularmente gosto muito da versão NVI).

Ainda há uma grande parcela de crentes que pensa que Fé e Razão andam separadas e são inimigas. Crer é Pensar. A fé não é um ‘salto no escuro’. A fé não é cega. Fé que pensa e razão que crê ainda não é tão presente entre os jovens cristãos. E nesse ambiente de falta de raciocino da Fé, há muitos lobos... Lobos maus... Como diria outra canção da banda Fruto Sagrado, 'lobo na pele de cordeiro é lobo mau'.

Leia Mais…

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Vida Espiritual e Sexualidade

Leia Mais…

Livros para adultos

NÃO HÁ necessidade de se preocupar com pessoas brincalhonas que tentam ridicularizar a esperança que os cristãos depositam no “Céu” dizendo que elas não querem “passar a eternidade dedilhando harpas”. A resposta a esse tipo de gente é que, se elas não conseguem entender livros escritos para adultos, não deveriam ficar falando sobre eles. Toda a simbologia bíblica (harpas, coroas, ouro etc.) não passa, claro, de uma tentativa simbólica de expressar o inexprimível. Os instrumentos musicais são mencionados porque para muitas pessoas (nem todas) são na vida presente o que melhor reflete e sugere o entusiasmo e o infinito. As coroas são mencionadas para sugerir que todos os que se encontram unidos a Deus na eternidade compartilham do seu esplendor, poder e alegria. O ouro é mencionado para sugerir a eternidade (ouro não enferruja) e a preciosidade do Céu. As pessoas que entendem esses símbolos literalmente podem achar que, quando Cristo nos disse para sermos como pombas, ele pediu que botássemos ovos.

– de Mere Christianity [Cristianismo Puro e Simples]

Retirada de Um Ano com C. S. Lewis (Editora Ultimato, 2005).

Leia Mais…

domingo, 21 de novembro de 2010

Desvendando as Crônicas de Nárnia

Segundo Grabriele Greggersen*, como pedagoga considera "As Crônicas de Nárnia" a obra mais importante de Lewis, porém, para o público adulto vê “A Carta do Diabo a seu Aprendiz” como um trabalho mais denso e importante, pois deu a Lewis uma maior visibilidade, no momento em que foi capa da revista Time.

A professora Tatiana Moura Seião também utilizou as “Crônicas de Nárnia” no meio acadêmico. Em seu Trabalho de Conclusão de Curso, ela defende que Lewis ensina ,de forma criativa, ética e valores bíblicos: “Sou professora e percebo que o meio de ensinar precisa ser dinâmico e criativo. Ensinar valores para adolescentes e crianças através de sermão não dá! Tanto dentro de uma igreja, como numa escola podemos usar dessa literatura como instrumento de ensino”, afirma.

A utilização de personagens da mitologia, como minotauros, centauros e faunos podem deixar muitos cristãos com reservas da obra de Lewis. “Se você quiser ver através dos personagens um satanás pintado você pode, mas se prestar bem atenção, essa obras passam valores cristãos, como por exemplo a amizade, o amor, a coragem, a castidade”, afirma Gabriele.

Extraído de http://comunidadebiblica.org.br/site/artigo/c-s-lewis-o-cristao-que-escreveu-cronicas-de-narnia

*Gabriele Greggersen é especialista em C.S.Lewis no Brasil, é graduada em Pedagogia, mestre e doutora em História e Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Leia Mais…

sábado, 20 de novembro de 2010

Sexualidade no Éden

Adão está ocupado com suas tarefas no paraíso
Eva lhe traz um lindo fruto... O fruto proibido
Adão que estava com fome não pensou duas vezes, deu uma bela mordida.
Eva fica feliz. Para ela, Adão precisava se alimentar e estava muito ocupado com seu trabalho.
Adão olha fixamente para Eva e diz: “Wow querida! Te vejo com outros olhos.”
Eva responde com raiva: “Adão! Você é muito safado, só pensa em sexo. Nem para agradecer pelo almoço que lhe trouxe. Muito insensível você hein”
Eva sai chateada, deixa Adão com suas ocupações.
Adão fica sem entender e diz para sim mesmo: “Será que ela quer que eu comece a ouvir Restart?”



Leia Mais…

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Culto Circuito



Esquete apresentada no II Forum Cristianismo Criativo da Edtora W4. O texto explora termos e jargões do meio evangélico.

Leia Mais…

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Contextualizando

Disse o Rei: “Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; Necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram. Estava com leucemia, e vocês me ajudaram; Entrei no ônibus lotado, e me cederam um assento”.

Então alguns perguntaram: "Quando foi que lhe vimos com fome? Quando lhe vimos com sede? Quando e onde te acolhemos? Quando foi que o Senhor precisou de doação de medula óssea? Em que ônibus lhe cedemos lugar?

Responde o Rei: “Quando vocês deixaram de correr atrás dos seus próprios objetivos e dedicaram um pouco de vocês aos menos favorecidos... Foi quando deram comida aos que passam fome ao invés de dizer apenas ‘Deus te ama’... Foi quando saíram de casa pelo menos uma vez na vida para visitar os enfermos, os presos, os idosos... Foi quando tomaram coragem de ir ao hemocentro e se tornarem doadores voluntários e prol de pessoas que vocês não conhecem... Foi quando vocês amaram, não apenas com palavras, mas com demonstração de amor... Foi quando vocês se tornaram realmente próximos na vida dos necessitados.”


(adaptação de Mateus 25:35-40)

Leia Mais…

domingo, 14 de novembro de 2010

Pensava Como Todo Mundo Pensa...

Leia Mais…

sábado, 13 de novembro de 2010

Compartilhar

É sempre bom compartilhar as informações
E gostamos muito de compartilhar as coisas boas e relevantes que encontramos na net.

A editora Fiel sempre disponibiliza download de livros; para os que amam a leitura e acreditam que pessoas não mudam pessoas, mas que livros mudam pessoas, então essa informação de download legal de livros é sempre bem vinda.


Acesse o site da Editora Fiel e baixe o e-book "Andando nos Passos de Jesus" por Larry McCall.

E aproveitando esse negócio de coisas relevantes
É bom compartilhar também a série de mensagens do Ed René Kivitz intitulada “A Vida Vale Mais”.

A vida de quem vale mais? ficou curioso (a)?

A Vida Vale Mais

Amar é Gostar, Estar Perto é Ser Proximo

Sangue Pela Vida

Leia Mais…

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Confiarei em Ti

Leia Mais…

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Thanks a lot

Obrigado pela cova dos leões
Eu não fui devorado, pois os leões famintos viram em mim
O Leão que tu és

Muito obrigado pelas tempestades
Eu não naufraguei, pois Tua voz colocou para ninar os furiosos ventos.

Obrigado pelos tombos que já levei nessa vida
O Teu ‘merthiolate’ realmente funciona

Obrigado pelas frustrações e decepções
Tua mão me recompõe

Obrigado pelos vales da sombra da morte
Pois na sobra de Tuas asas encontro abrigo

Obrigado pelos desertos
É no deserto que vejo que
Seus mananciais não são oásis

Obrigado pelas dificuldades
Dificuldade mesmo é viver longe da Tua presença

Obrigado pelas prisões
Nem MacGyver seria capaz de criar
Uma fabulosa saída quanto Tu és capaz

Em Tudo
Obrigado por tudo
Oh Lord, Thanks a lot for all

Leia Mais…

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Em Busca de uma Cultura de Paz

Próximo encontro do Fórum Cristão de Profissionais.
Palestrantes: - Rodrigo Pimentel, Ex-comandante do BOPE.
- Ed René Kivitz, escritor e teólogo.



Assista o evento on line, no dia 29 de Novembro de 2010, acessando http://forumcristaoprofissionais.com/assista-ao-vivo/
Ou aguarde para assistir aqui no blog.

Leia Mais…

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Vale a Pena!


Vale a pena acreditar no amor mesmo depois de algumas decepções?
Acredito que sim! Que ainda vale a pena acreditar e desejar viver o amor.

Vale a pena continuar sonhando mesmo depois de muitas frustrações?
Sim, ainda vale a pena sonhar.

Vale a pena continuar vivendo mesmo quando parece que acabou de passar uma tempestade?
Vale! Vale muito a pena continuar vivendo e não desistir.

Vale a pena se relacionar mesmo depois de ter provado a traição e a mentira?
É ainda vale a pena se relacionar, pois as pessoas precisam de Deus e pessoas precisam de pessoas.
Quando tiramos Deus do relacionamento, nos tornamos 'bichos' e quando tiramos as pessoas dos relacionamentos, nos tornamos 'demônios' , em outras palavras, nos tornamos 'egos absolutos'.

Vale a pena buscar a felicidade a cada dia, mesmo sabendo que há 'ladrões de felicidade' a cada esquina?
Acredito que sim, que vale a pena ser feliz não importando as circunstâncias.

Vale a pena acreditar nas pessoas, mesmo sabendo que as pessoas são egoístas?
Sim, vale a pena; Não se esqueça que você também é pessoa.

Vale a pena plantar rosas mesmo depois de ter furado o dedo nos espinhos?
Sim, vale a pena plantar flores apesar dos espinhos.

Vale a pena continuar pescando mesmo quando o anzol fica enroscado?
Vale muito a pena superar as dificuldades.

Vale a pena amar, mesmo que nem sempre somos amados?
Ainda vale muito a pena amar. A vida sem amor não tem sentido.

A vida vale muito mais!
Viva cada dia... Não se preocupe com os problemas de amanhã
Viva o hoje, pois ele é presente de Deus para cada um de nós.

Leia Mais…

terça-feira, 2 de novembro de 2010

BREVE

"-Não fique triste assim. Breve nos encontraremos novamente.
-Aslam, o que chama de breve? -indagou Lúcia.
- Para mim, todo o tempo é breve -respondeu Aslam; e ao dizer isso desapareceu, deixando Lúcia com o mágico.
-Lá se foi! -disse o mágico. -é sempre assim, não conseguimos detê-lo; Não é como um leão domesticado".
(As Crônicas de Narnia. Editora Martins Fontes. Volume único. Pág.476)

Nós que gostamos de Narnia, sempre dizemos de um modo bem humorado que as Crônicas de Narnia são os evangelho subliminar, pois a partir de diversos 'pontos turiticos' de Narnia podemos abordar a espiritualidade cristã. Compare o trecho acima com o texto bíblico a baixo.

"Para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia".(2Pe 3:8 NVI)

Em resumo foi mais ou menos assim que aconteceu, Jesus reuniu seus discipulos e disse que iria morrer numa cruz, mas que eles não ficassem preocupados, pois eles não iriam ficar 'órfãos', Deus iria enviar o Espírito Santo para ser o ajudador deles e que Ele (Jesus) voltaria em breve. Bem que alguns dos discípulos deveria ter a ousadia e a inocência da Lúcia (personagem das Cronicas de Narnia) para perguntar a Jesus o que significaria 'breve'; Acredito que se alguns dos discípulos de Jesus tivesse feito tal indagação, certamente Jesus teria respondido. Vou alem, no livro de 2Pedro, capitulo 3 e verso 8, vemos a resposta para tal possível indagação.

O interessante da cosmovisão cristã é o fato de Deus ser infinito e pessoal, e existir além do e no universo; e ter criado todas as coisas e sustenta tudo de modo sobrenatural. Vemos um Deus que não é preso ao tempo. Nós, seres humanos, somos presos ao tempo. Algumas vezes desejamos horas a mais no dia para podermos completar alguma tarefa. Muitas vezes lutamos contra o tempo. Deus não tem esse problema de tempo, pois para Ele o tempo não é como para nós e para Ele 'todo tempo é breve' e por isso aguardamos o retorno do nosso Rei e Senhor.


Sugestão de leitura:

O Cristianismo por trás de Nárnia

Aslam – O Cristianismo por trás do Leão

O Cristianismo por trás da Magia Profunda

E fez-se Nárnia – O Cristianismo por trás da criação

Para os Narnianos, dia 10/12/2010 é o dia de embarcar no "Peregrino da Alvorada" e se aventurar mais uma vez nas terras magicas de Narnia.


Leia Mais…

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails