sábado, 27 de novembro de 2010

Teologia de MP3

Chamo de teologia de mp3 o habito de usar trechos de musicas como se fosse a Palavra Revelada e Inspirada. Sei que há vários gêneros musicais e cada pessoa em geral tem um gênero musical preferido. Não pretendo rotular essa musica de santa e esta outra de demoníaca. Acredito que podemos sim usar frases de musicas para colaborar numa argumentação, mas penso também que usar trechos de musicas como se fosse verdade bíblica é muito perigoso e demonstra perfeita alienação.

Teologia de Mp3 é tão rasa quanto um lago que mal encobre os calcanhares. Não dá pra nadar. Teologia de mp3 é insuficiente. Teologia de mp3 é Quase; Parafraseando com um trecho da canção da banda Fruto Sagrado, “Só o medíocre gosta do quase... Porque o medíocre é quase alguém”.

Quem já ouviu coisas do tipo:

Você não irá morrer até quando Deus cumprir os sonhos dEle em sua vida
E a pessoa ainda afirma, “Está na Bíblia!” Se você perguntar em que parte da Bíblia está tal afirmação, certamente ela não saberá informar. Ora, então quando alguém morre precocentemente é por que Deus não tinha planos para ela?

Coisas deste tipo é muito presente nas igrejas evangélicas brasileiras. Tenho observado bastantes coisas deste tipo.

Já ouvi “A oração é alimento e Deus não rejeita oração”. Se seu Deus é como um hamster, essa afirmação de que a oração é alimento fará todo sentido.

Não sou musico, mas sei que a musica não é uma teologia. Ela é um produto artístico. Acredito que podemos usá-la numa argumentação, mas nunca usá-la como teologia.

Muitas vezes cantores gospel e/ou ministérios gospel, usam verdades bíblicas em suas letras, mas geralmente por motivo de harmonia e rima, acabam fazendo alguns ajustes no texto bíblico e gera isso o que eu denomino de ‘teologia de mp3’. a galera usam tais trechos musicais com se fosse a propria Biblia que afirmasse tais coisas.

De que é a culpa? Será que é das bandas? Dos tais ‘levitas’ gospel? Penso que a culpa é minha e sua. Acredito que é responsabilidade nossa de nos libertarmos desta alienação. Compete a cada um de nós em ter um mínimo de conhecimento das Escrituras Sagradas. Infelizmente são poucos que pelo menos uma vez na vida leu pelo menos o Novo Testamento de capa a capa. (muitos reclamam que o texto biblico é dificil de compreender, mas hoje temos versões bastante claras e de facil leitura, como é o caso da NVI e da NTLH. particularmente gosto muito da versão NVI).

Ainda há uma grande parcela de crentes que pensa que Fé e Razão andam separadas e são inimigas. Crer é Pensar. A fé não é um ‘salto no escuro’. A fé não é cega. Fé que pensa e razão que crê ainda não é tão presente entre os jovens cristãos. E nesse ambiente de falta de raciocino da Fé, há muitos lobos... Lobos maus... Como diria outra canção da banda Fruto Sagrado, 'lobo na pele de cordeiro é lobo mau'.

7 comentários:

disse...

‘teologia de mp3’. Muito bom!

††† =|Сëgu¡TTöw|=- ††† disse...

Realemente é complicado isso!
O pior de tudo eh as pessoas ficarem usando isso e transmitindo nos blogs como se fosse algo a ser seguido e q sirva de exemplo.
Lamentável mesmo Fábio, realmente teologia da mp3, ou do youtube existe!
abraço ai ateh mais!

Fabio Faith disse...

Tem toda razao Dieguittow

Eder Barbosa de Melo disse...

Esse tipo de teologia abarrota os nossos púlpitos, quando não são musicas, são filmes, frases e as muitas facetas do stand up gospel, eu tô cansado disso, a falta de leitura e argumento bíblico faz essas coisas. Detesto quando duvidam da minha capacidade de pensar.

Eder Barbosa de Melo disse...

Esse tipo de teologia abarrota os nossos púlpitos, quando não são musicas, são filmes, frases e as muitas facetas do stand up gospel, eu tô cansado disso, a falta de leitura e argumento bíblico faz essas coisas. Detesto quando duvidam da minha capacidade de pensar.

Fabio Faith disse...

Excelente comentario Eder.

Alessandra disse...

gosto das canções inspiradas na Palavra.
lhe indiquei para um desafio lá no *Jesus e eu,se desejar participar...abraço.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails