sábado, 9 de abril de 2011

O ovo e a galinha

Não faz muito tempo que iniciamos a seção intitulada “Indagações de um Menino”. Esta seção dá voz ao Bobby Generic*; Se você é da década de 90, certamente conhece O Fantástico Mundo de Bob. Com a intenção de postar aquelas perguntas irrelevantes para os adultos que as crianças fazem. Se você é adulto demais, não gaste tempo com está seção do blog.

Depois que postamos a primeira Indagações de um Menino , a minha Pedagoga Favorita, [Favorita mesmo] sugeriu que eu lesse “O ovo e a Galinha” de Clarice Lispector, para saciar a curiosidade no pimpolho curioso da nova seção do blog.
Bem, fiz exatamente isso. Li o texto para o pimpolho, na intenção de responder as indagações do menino, mas pelo que me parece o texto fermentou ainda mais a curiosidade do guri.

Enquanto lia o texto da Clarice, a imaginação do menino viajava. Enquanto eu lia, ele fitava o ovo sobre a mesa. Quando eu disse [ou melhor, quando a Clarice disse], “O ovo é a alma da galinha”, o moleque arregalou os olhos, interrompeu a leitura e disse: - Ah... Então é por isso que se diz “Alma penada”.

Essa afirmação do pimpolho me resultou em ótimas gargalhadas, pois entendi o trocadilho que ele fez [ele imaginou um fastama cheio de pena... Ele associou a palavra pena com a palavra penada].

Enquanto eu prosseguia a leitura, a criatividade do menino trabalhava. Quando eu li “A galinha é o disfarce do ovo”, o pimpolho visualizava uma galinha 007.

Assim, enquanto fazia a leitura como adulto, o menino chegava mais longe... Onde os adultos esqueceram como chegar e onde deveriam ir para não perder sua essência.

* Bobby Generic: Personagem do desenho animado O Fantástico Mundo de Bob. Um garoto com imaginação bastante fértil.

2 comentários:

Eduardo Medeiros disse...

muito legal, fábio; "nossos garotos" continuam curiosos...não conheço esse texto da clarice, vou procurar ler.

alma penada...fantástico isso..rsss

abraços

Eder Barbosa de Melo disse...

Caramba, não sei porque mais achei este post a minha cara kkkkk também amei isso. Vou ler!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails