domingo, 14 de julho de 2013

Paralelo cristão em Man Of Steel




Acredito que há um paralelo muito proposital entre o filme “O Homem de Aço”, de Zack Snyder, e a história de Cristo. Quando o personagem general Zord disse que fazia 33 anos que procurava o codex, pensei comigo mesmo: “Isso foi proposital... Eles querem que a relação entre o Filho de Krypton seja evidente com o Filho do Homem (Zord poderia estar à procura por 31, ou 32 anos, mas escolheram 33 anos).

A semelhança se dá somente nisso? Não!

Vamos por parte, Kar-El (O Homem de Aço), nasceu de um nascimento natural, que segundo Jor-El (o Pai do Homem de Aço) foi o primeiro nascimento natural de muito tempo. Quando Jor-El disse isso, eu li instantaneamente “O primeiro nascimento virginal de muitos tempos”. No filme, há uma clara diferença entre o nascimento de Kar-El e os nascimentos dos outros Kryptonianos. Assim, como há uma notável diferença entre o nascimento de Jesus entre os nascimentos dos humanos.

Ainda no nascimento de Kar-El, o filme de Zack Snyder enfatizou o casal (Jor-El e Lara) num cômodo do lar e logo após que o garoto veio ao mundo, um animal Kryptoniano “dá o seu berro”. O que essa cena trouxe em minha mente? O estábulo onde Menino Jesus nasceu. O filme poderia partir do nascimento para outra cena, mas o pessoal preferiu filmar um animal. Para mim isso é um indicador de propositariedade.

Kar-El foi enviado a terra com um símbolo da casa de El, que significa esperança. O Cristo foi enviado a Terra para ser a Esperança da humanidade. Interessante é a palavra “El”, que em hebraico nos traz uma relação de divindade, talvez seja por isso que Jor-El disse para Lara que Kar-El seria com um “deus” para os humanos.

No filme, a infância de Kar-El é contada de forma fragmentada e em flashes. Também acredito que essa escolha não linear de contar a historia seja proposital para acentuar a semelhança com Cristo. Os evangelhos não nos contam muito sobre a infância de Jesus. Esse período é chamado de anos silenciosos para os estudiosos. 

O filme opta em começar a narrativa de Kar-El já adulto e barbudo (parecendo um profeta hebreu), e não podemos nos esquecer que ele é um peregrino. Outra semelhança criptológica. Em seguida, segundo o filme, Kar-El salva alguns operários numa plataforma marítima e depois ele (Kar-El) é “batizado” no oceano e as baleias nadam em sua proximidade. O Homem de Aço sai do oceano todo esfarrapado, assim como Cristo sai do deserto, também todo esfarrapado.

Vou encerrar por aqui, pois se continuar procurando semelhanças, o post ficará muito longo. 

O filme é muito bom. Gostei muito das cenas de lutas. A cidade é totalmente destruída. Quero muito que Lex Luthor apareça e diga par ao Homem de Aço que ele não pode destruir a cidade.

Grande abraço a todos (as)
Até a próxima =]

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails