quarta-feira, 4 de maio de 2011

Passeio no Shopping

Onde nasce o habito da leitura? Em que fase da vida surge o interesse pelo gosto de ler?

Semana passada eu assisti ao filme “Escritores da Liberdade”. Conhece esse filme? Vale apena assistir! É sobre educação... Leitura e a transformação que a leitura provoca nas pessoas e na sociedade de uma forma geral. O Filme aborda a historia da professora Erin Gruwell, ou Srª G (como seus alunos a chamam no filme), recém graduada e bem disposta em fazer diferença na educação, mas se depara com o caos. Ela tem em sua frente uma sala muito problemática e alem disto um sistema educacional bastante burocrático e monstruoso.

Percebemos claramente que para Srª G, a linguagem é uma forma de interação. Pelo filme somos despertados para a importância da leitura e para a questão da utilização da linguagem na contextualização do ensino no cotidiano dos alunos. Como disse anteriormente, vale muito à pena assistir este filme.

Umas pessoas aprendem gostar da leitura já na infância, e outras aprendem na fase adulta e há também as que ainda estão “mortas para leitura”. Recentemente, terminei a leitura do livro “Para ser escritor” e retirei o trecho abaixo quem tem muito a ver com o que estamos falando.

“[...] Sei que a maior parte de meus poucos alunos não leu a obra de Giordano Bruno. Não os inculpo. Culpa tem o sistema educacional brasileiro, culpa tem as novas pedagogias, que são aplicadas em nosso em nosso país com a eficiência dos chás para emagrecer, culpa tem os pais que preferem o passeio no shopping com os filhos em vez de biblioteca pública, dos museus e das galerias de arte. [...]” (KIEFER, Charles. Para Ser Escritor. São Paulo: editora Leya. Pag.140)

Um comentário:

Eder Barbosa de Melo disse...

Eu vi esse filme, excelente, um dos melhores. Abração!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails