sexta-feira, 25 de maio de 2012

A PORTA ABRE DOS DOIS LADOS



Ainda utilizando o filme Os Vingadores, gostaria de fazer um paralelo entre a fala do Arqueiro (No começo do filme), quando ele diz para Nick Fury que o cubo (Tesseract ) é um portal para o outro lado do universo e portas se abrem dos dois lados, com o escrito de Stott no livro Cristianismo Básico: “Cristo não a abrirá por conta própria. Não há maçaneta na porta do quadro de Holman Hunt. Dizem que ele a omitiu deliberadamente para mostrar que a maçaneta está do lado de dentro. Cristo bate. E cabe a nós devemos abrir

Bem, De que quadro Stott está se referindo? E qual é o contraste entre a fala do Arqueiro no filme e a fala do autor de Cristianismo Básico?

Diferentemente do Tesserac, o coração humano se abre por dentro! O portal do filme pode ser aberto pelos dois lados (característica geral de todas as portas), mas essa característica não é regra. Quando observamos o portal que dá acesso ao universo do Ser (O coração), descobrimos que ele não segue essa regra geral. 

Olhe para mim. Estou batendo a porta. Se você ouvir o meu chamado e abrir a porta, vou entrar e jantar com você”. [Apocalipse 3:20 - A Mensagem] (grifo meu)

Esse versículo foi ilustrado por Holman Hunt em seu famoso quadro A luz do Mundo, pintado em 1853, e é sobre essa obra que Stott faz o comentário que a porta que dá acesso ao universo do Ser é aberta por dentro... Sendo uma iniciativa de quem está dentro. Não há maçaneta do lado de fora.

 
Agora vamos voltar para o filme. Vocês lembram quando Loki aparece e diz “Seu coração” para o Arqueiro e o toca com seu “bastão”? O que acontece depois? Quando Loki “abre” o coração do Arqueiro por fora, Ele (Loki) invade o universo do Ser do Arqueiro. Já não é mais o mesmo Arqueiro! Perde sua identidade.

Consegue perceber a diferença na abordagem do Loki com relação à abordagem de Jesus no quadro de Holman Hunt (ou mesmo no texto bíblico). Um é agressivo, em outras palavras, invasivo. Já o Outro é convidativo.

Vamos voltar mais uma ao filme. Você lembra quando Loki tenta “abrir” pelo lado de fora o coração do Stark (Homem de ferro)? Loki ficou frustrado ao saber que o Homem de Ferro "não tem coração", ou melhor, que sua invasão não foi bem sucedida. Agora vamos pensar numa coisa: Onde está o seu coração? Ele está protegido invasão? Isso me traz a memória o que está registrado em Mateus 6:21.

Grande abraço a todos.
Muito obrigado por ler o Açaí na Panela.


2 comentários:

Eder Barbosa de Melo disse...

Muito interessante o paralelo, as pessoas sempre exigem muito de Deus e nada de si próprios, esse é o Evangelho barato que é pregado por aí. Os Vingadores foi um ótimo filme, espero a continuação.

Unknown disse...

Também aguardo a continuação dos Vingadores =]

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails