sexta-feira, 26 de março de 2010

Carma de Blogueiros


Sexta-feira, dia 26 de Março, estava papeando como meu grande amigo e Blogueiro Ricky Damasceno do blog Adorar é Mais que Arte
E em nosso papo, notamos como os pais são geniais para dar nomes aos filhos, semana passada eu estava em uma escola municipal e notei a semelhança dos nomes das crianças desta geração e a diferença com os das crianças da minha geração.


Desde tempos Bíblicos, o nome tem sido algo muito interessante de analisar, pois o nome diz muito sobre a pessoa. A mídia sempre influencia os pais na escolha dos nomes para os filhos, meu caso não foi diferente. Chamo-me Fabio Jr (por que será?), e no dia citado no inicio do posto o Rick disse “A metade… da laranja.” (por que será também?) e quando vou a locadora de Vídeo, o atendente não se cansa de dizer “Pai!... Você foi meu herói meu bandido” … Uma coisa é certa, musica não é minha praia. Gosto de ouvir Rock/Pop, mas cantar não é comigo.

Já meu amigo Rick, também não teve uma historia muito diferente. Certa vez Aslan (O Grande Leão) disse "A cada um só conto a história que lhe pertence!", então seguindo o conselho do Rei de Narnia, deixarei que o Rick conte a versão dele no blog Adorar é Mais que Arte.

Voltando a questão dos nomes e da criatividade paterna (ou materna), hoje tenho notado que muitos nomes das crianças têm a tendência de terminar com Y ou ter letras duplas apenas para enfeitar, exemplo Dannyelly (este é o exemplo mais simples que achei na lista de crianças matriculadas na escola que citei, pois havia cada nome bem diferente, com relação aos nomes das gerações passadas)

O nome é de fato muito importante. É o que nos diferencia, e é sempre gostoso rir das habilidades dos pais no momento da escolha de um nome.

Se você tem uma curiosidade com seu nome e se desejar compartilhar poder deixar um comentário, se sabe qual é o significado do seu nome deixe também, por favor, no comentário.

Certo dia estava analisando o meu, pois Fabio significa “Plantador de Fava”, e comecei a observar algumas leguminosas (plantas que dão vagens) e notei algumas semelhanças com minha personalidade… o individualismo e organização são algumas características marcantes em minha personalidade.

Tenho uma amiga Pentecostal, cujo nome significa “Aquela que vivifica”, talvez seja por isso que conversar com ela seja tão vivificante. Tenho outra amiga muito especial que cujo nome significa “deusa da caça”, será por isso que ela é tão “dominadora”? E não posso me esquecer, tenho um amigo que seu nome significa “guerreiro secreto”, certamente é por isso que as maiorias de suas atitudes sejam tão secretas.

De fato, o nome é uma questão antropológica, desde a antiguidade o nome diz muito sobre a pessoa, poderia usar diversos exemplos bíblicos, ou exemplo de algum nome indígena, ou de qualquer outro povo ou época.

Grande abraço a todos
Ótima semana.

9 comentários:

Anônimo disse...

Oo plantador de favas!!! Pásmen!!!

HILÁRIO ESTE POST!!

Graça e paz rapaz...


As metades da laranjas rsrsrs

Unknown disse...

Este post foi uma parceria contigo amigao...senao fosse papear com vc, certament nao teria tal ideia...na verdade a ideia foi tua... entao vc q é responsavel pelo tema...valeu...Deus te abençoe

Amana Raab disse...

Muito bom o post, Fábio! Rsrs...

Essa escolha dos nomes é realmente uma coisa bem engraçada e interessante. E é impressionante como isso, de fato, interfere na nossa personalidade! Mas também pode demonstrar a que "mundo social" vc pertence... Nomes terminados em "on", por exemplo, são claramente predominantes nas classes mais baixas. Eu já li um artigo muito interessante sobre isso do Roberto Pompeu de Toledo, onde ele explica porque os brasileiros insistem em colocar os nomes dos filhos terminados nesse sufixo.

Enfim, mas a prova mais concreta, pra nós, da importância dos nomes é a de que o próprio Deus se importava em mudar o nome de algumas pessoas quando isso indicava que a história da vida delas também ia mudar, como foi com Arão, Abrãa, Sara, Jacó e por aí vai...

Unknown disse...

com certeza Manah!
Bjao...megabraço
Deus te abençoe

Jacque Benedito! disse...

Jacqueline - aquela que supera!
Variação feminina de Jacob - do hebraico significando o que vence cendor...
Meu nome é a minha cara, e eu amo te chamar de Fábio Júnior... Alma gêmea, rs.. #pedra

Unknown disse...

Oi Fabio , bom eu confesso não gostava do meu nome depois descobri o significado dele Nayara( aquela que comanda,lidera) e realmente tenho essas caracteristicas. Ah mais o que me deixou feliz foi descobrir no antigo testamento Naara eu digo meu nome está na biblia é porque naquela época não usavao o Y. rsrsrs.

Deus te abençoe e acompanho os post.

Nayara Toscano

Anônimo disse...

Graça e Paz Fabio...
Achei que já estava te seguindo e não estava!! Me perdoa, agora estou, obrigada pela visita no meu blog.
Bom meu nome eu não acredito muito nessas historias de significado não, e tbm se eu tiver um filho não vou querer fazer como a maioria de colocar um Y, W , K ou dois LL, NN, isso é enfeite, pra mim é só pra querer ser diferente rsrs, gosto do lado prático e rápido, meu nome diz meu pai que foi mistura de minha tia Cristiane (Cris) com a irmã dela Elaine (laine), por isso 'CRISLAINE'
A PAZ AMADO, abraços.

Eder Barbosa de Melo disse...

"O que é que há? O que que tá se passando por essa cabeça?..." KKKK. Meu nome também é inspírado num grande artilheiro vascaino da década de 80, o tiro saiu pela culatra, sou um perna de pau. Não sei ao certo o significado do meu nome, mas duas ex namoradas que tive me deram versões diferentes, a primeira significava "o belo" (modesto o menino) e a segunda, de um dicionário bíblico dizia que significava "rebanho", os dois combinam com a minha pessoa KKKKK. Hilária sua postagem

Ah! e por falar em criatividade na escolha do nome, o que você achou de "Jaspion Brasileiro Dantas Garcia"? Que homenagem hein!

Unknown disse...

Muita criatividade hein "Jaspion Brasileiro Dantas Garcia"? rsrsrsrsrsr

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails