segunda-feira, 24 de outubro de 2011

FAZ SENTIDO OU NÃO FAZ SENTIDO?

1) DEUS NÃO EXISTE E O MUNDO NÃO FAZ SENTIDO: Algumas pessoas chegam a essa conclusão. Segundo Ed René Kivitz, é a turma do “comamos e bebamos, por que amanhã morreremos”. São as pessoas que usam o prazer como critério ético.
2) DEUS NÃO EXISTE E O MUNDO FAZ SENTIDO: este é o pensamento cientifico. Deus não existe, mas nós humanos damos sentido para o mundo, basta apenas compreender a lógica do mundo.
3) DEUS EXISTE E O MUNDO FAZ SENTIDO: é o pensamento de alguns teólogos e representa também o pensamento do Teísmo aberto, no qual afirmam que todas as tragédias são da vontade de Deus... E eles vão além, afirmando que até as violências contra mulheres e crianças (abuso sexuais) também é um propósito de Deus. Para esses teólogos, foi Deus que planejou o tsumani.
4) DEUS EXISTE E O MUNDO NÃO FAZ SENTIDO: é o pensamento de outros teólogos e de alguns cristãos. Deus existe e o mundo não faz sentido mesmo assim. O mundo é um caos. Como diria Eclesiastes, nada faz sentido.



Pessoalmente, concordo que o deus apresentado na opção 03, mais parece um diabo. A opção 01, não me atrai nenhum pouco, pois o prazer não é critério ético para mim. A opção 02 é a visão cientifica; a ciência estuda a natureza, ela não pode estudar se há ou não há Alguém ou Algo além da natureza, do lado de fora. Faço parte dos que pensam conforme anunciado na opção 04. Pense nisso: Num assalto, bandido troca tiro com a policia, o bandido é baleado com 07 tiros e não morre, e no tiroteio, um pai de família é baleado com um tiro, e morre. Isso faz sentido? Não faz, não é mesmo! É disso que Eclesiastes fala em seu livro. É muito chato num velório as pessoas se achegarem aos familiares que perdeu um ente querido, dizendo que foi da vontade de Deus... Que aquilo aconteceu por que Deus desejou. As pessoas não sabem qual é vontade de Deus nem pra vidas delas, como poderá saber qual é a vontade de Deus sobre a vida das outras pessoas. Quando olho para o evangelho, não vejo Jesus falando pra Marta e Maria, “Foi da vontade de Deus que seu irmão morreu!”, o que vejo é Jesus chorando e sentido a dor da família enlutada. Não creio num Deus proposto pelo Teísmo Aberto.

Fonte: IBAB

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails