quarta-feira, 11 de abril de 2012

Vendo as coisas com os olhos do Sol

Estava pedalando, era um sábado à tarde. A cidade como de costume está quente, fazia 40º graus – é moro em Cuiabá. No percurso encontrei um amigo*, ele lecionou Literatura Medieval e Renascentista em Cambridge.

Desci da bicicleta e fomos para debaixo duma árvore.
- Ah, que sombra gostosa! – disse eu.
- Eu acredito no cristianismo como acredito que o sol nasce todo dia. – disse ele - Não apenas porque o vejo, mas porque através dele eu vejo tudo ao meu redor.

Queria ficar mais tempo papeando com ele, mas eu estava com pressa. Tinha um compromisso. Eu precisava ir para o serviço. Despedi-me dele e segui pedalando e o que ele me falou ecoou em minha mente.

Antes de chegar ao meu destino, encontrei outro amigo** – um bispo anglicano de Durham. Assim, parei para lhe dar um oi e saber como estava as coisas e comentei o que o outro amigo me disse.

Disse ele:
- A dificuldade é que falar de Deus no sentido cristão é como olhar fixamente para o sol – ofusca a vista. Na verdade, devemos deixar de olhar diretamente para o sol e desfrutar de sua luz, pois a partir do momento que ele nascer, podemos ver todas as coisas com clareza.

- realmente, vocês dois tem razão – disse eu.

Despedi-me de outro amigo e segui meu trajeto. E o que eles disseram mudou minha forma de ver as coisas. Paulo nos diz em Coríntios de termos a mente de Cristo, por que não termos também a forma de ver as coisas?

*C.S.Lewis
** N. T. Wright

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails