quinta-feira, 27 de maio de 2010

Qual é o impacto local das igrejas que usam a visão celular?


O “garoto propaganda” da visão celular é César Castellanos Dominguez, Fundador da Missão Carismática Internacional. E já faz muito tempo que se usa o modelo de célula lá. Agora lhe pergunto qual foi a transformação local? Qual foi o impacto local desenvolvido pelo método celular? Qual a relevância social na vida das pessoas que moram próximo desta igreja?
Este post tem apenas a intenção de levar a reflexão, não de causar escândalos.



Alguém já disse uma vez:
É proibido pensar no evangelicalismo brasileiro”. Mas Crer também é pensar!

O método de célula é valido, porem nenhum método causa o mesmo efeito em lugares diferentes? Não há receita mágica. Nenhum método funciona integralmente, pois as pessoas são diferentes, as culturas são diferentes.

Duma certa forma o método celular é quantitativo. Preocupa-se apenas em crescimento.
Alguns pastores brasileiros enchem a boca para dizer que tem tantas mil células. Mas onde está o impacto de relevância na vida local? Para que crescimento se não há relevância?

Correm atrás de números.... Levam tantos para o encontro, mas não param e não fazem um balanço simples: “ora foram tantos para o encontro, mas quantos realmente estão firmes?” (Firmes em Cristo, não no metodo celular).

O método celular é valido e o encontro é um excelente “retiro espiritual”. Não nego isso.

Na realidade não há discipulado em muitas igrejas que utilizam da visão celular, mas sim “terrorismo espiritual” (entenda como quiser).


Lutero certa vez disse:
"Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir."


26 comentários:

Débora Escudeiro disse...

Números, números e mais números é tudo o que importa hoje...
Gostei muito da frase de Lutero, muito boa! Concordo!

Unknown disse...

Bem se a visão não tem causado impacto nesses lugares,não podemos afirmar que a culpa esteja na visão, mas sim porque talvez ainda não tenha se levantado ninguém que visse além dos números e chamasse pra si a responsabilidade de se fazer diferença...não basta está na visão, nem viver a visão, antes de mas nada é preciso fazer com Deus e para Deus...impacto é dia a dia...talvez vc não mude o mundo mas pode mudar a vida de uma pessoa que mudará a vida de outras e mais outras...é essa a beleza da visão.

Silvana Alves disse...

comcordo com a Viviane, a Visão celular é uma apresentação vc estará apresendo o Amor de Deus a álguem e isso é impactante na vida de quem ouve, tantas pessoas por ai que Deus destinou a vc e colocou na sua vida só p/ vc APRESNTA-LO estam na sua espera e quando vc fazer isso pode ter certeza que Deus vai impactar a sua vida e a vida de seus discipulo, vc não pode sozinho
mudar o mundo...
...tentar mudar o mundo com suas próprias forças é o mesmo que tentar atravessar o Oceano Atlãntico a nado. A visão é uma estratégia linda que Deus colocou no coração de um homem e o impacto que esta visão esta causando é notorio em todos os lugares aonde é utilizada, como Viviane disse temos que passar a ver além dos numeros e fazer a diferença aonde estamos e se não fazemos a obra por amor então sejamos obediente e façamos por obrdiência.

Elízio Junior disse...

Apóio em gênero, número e grau os comentários da Viviane e da Silvinha. O problema não está em visões e sim em pessoas que não se dispõe a fazer a diferença na vidas daqueles que Deus coloca em seus caminhos. O Pr. Cesar trouxe uma estratégia de Deus para mostrar ao mundo o amor infinito de Cristo por almas. Se queremos mesmo ser imagem e semelhança de Cristo, temos que sair de nossa zona de conforto e nos lançar em busca de verdadeiros adoradores, assim como Deus enviou seu único Filho em favor de nós. A visão é uma benção na minha vida e tenho certeza que na vida de meus discípulos tb. Meu bairro tem sido mudado graças a essa visão. Agora se isso não é impacto, o que será???

Unknown disse...

Pra fazer a diferença o requisito principal e fundamental é está na "visao celular"?

A "visao celular" é Visao?

Crescimento numerico (meramente quantitativo) é impacto? se sim, entao esse crescimento numerico é relevante no que tange a essencia do cristianismo?

Discipulado é apenas bate metas? discipulado é fazer umas celulas? Isso nao seria apenas de brincar "mestre mandou"?

Unknown disse...

Este espaço é pra isso mesmo... formentar a reflexao...todos sao livres pra expressar sua opniao e convicçoes.

Peço apenas que nao use palavras de baixo calão.


"O amor é o caminho excelente"

Unknown disse...

"O Pr. Cesar trouxe uma estratégia de Deus para mostrar ao mundo o amor infinito de Cristo"

pera ai!! Porventura Cesar Castelho é a revelação visivel do Deus invisivel?

Ele que revelou o amor do Deus de Amor?

Creio que nao!!

Viviane Caldas disse...

vamos esclarecer algo o Pr. cesár não criou visão celular ela ja existia muito antes se não me engano na coréia, como ele mesmo disse Deus deu a ele uma estratégia, ao qual chamamos de G12..outro ponto pra fazer a obra de Deus não é necessário está em visão celular, mas é necessário ir para o campo, afinal o campo está cheio mas falta trabalhadores, e outro Deus deu a cada um seu ministério mas aquele que tem o seu que faça o seu melhor, mas vamos esclarecer célula não é ministério é estratégia de evangelização, esse sim é ministério,mas sempre dou um conselho vc pode até está na visão sem querer adotar o g12, alias muitas igrejas adotam somente a visão celular e outras escolhem o G12, mas algo é fatal, não basta vc está na visão, a visão tem que está em vc...caso não esteja não adianta.Queremos vê impacto então que impactemos a vida de alguém primeiro, independente de visão celular ou não.

Viviane Caldas disse...

tem um versículo que gosto muito e diz assim: tolo pode enxergar o cisco no olho do próximo, mas não tira o tampão do seu próprio olho..
Deus muitas vezes ja usou esse versiculo para me ensinar a ser menos crítica, a falar menos e fazer mais. Encerrando visão celular infelismente não é perfeita existe falhas existe sim, mas vc pode fazer a diferença..agora se alguém que aqui entrar não gosta dela se sinta livre para não gostar, mas não aconselho a está em uma igreja de visão celular sem amar a visão, da mesma forma que não posso está em uma igreja evangélica sem amar jesus.

Silvana Alves disse...

respeito a sua opinião sobre a Visão Celular.
Agora pergunto que impacto esta
causando quem não esta na Visão?
devemos sim criticar algo quando não estamos de acordo agora o que vc faria p/ mudar isso? ou melhor o que vc faz para impactar as pessoas no envagelhio? o crescimento numerico é a prova de que a Visão Celular esta sim Impactando as pessoas pois se não estivesse as Igrejas não estaria crescendo de tal maneira.
p/ vc a Visão Celular estaria impactando se não estivesse tanta gente na igreja? ai sim seria um impacto? para vc o que a igreja deve fazer para impactar as pessoas? será que não esta na hora de vc colocar as suas opiniões positivas sobre o assunto e trazer uma solução p/ isso.
talvez para vc OBEDIÊNCIA seja uma palavra de baixo calão p/ mim não pois se Eva e Adão fozem obedientes não estariamos aqui sofrendo as consequências do pecado da desobediência não acha?

Viviane Caldas disse...

Discipulado:a Palavra de Deus nos ensina que discipulado é relacionamento. Ao olharmos para a vida de Jesus Cristo podemos entender o que é um autêntico discipulado.Vemos Jesus Cristo caminhando com seus discípulos, comendo com eles, servindo, ensinando, amando, lavando seus pés, exortando, repreendendo, sendo o modelo e doando a Sua própria vida por amor a eles para a redenção. Isso é discipulado! É muito mais que um estudo, é uma pessoa se dedicando, se entregando, se doando e caminhando com outra pessoa, como já escrevi, “Discipulado é Relacionamento”.
Resumindo discipulado não é bater metas, não é ter célula, não é estratégia é relacionamento, então se vc não tem tido esse relacionamento com alguém vc não esta sendo discipulador de ninguém.Agora se está parabéns vc está fazendo discipulos, independente de números.Ao invés de discutirmos sobre visão que falemos do amor de Deus, afinal estratégia nenhuma traz a salvação a salvação vem somente de Deus, mas use as estratégias para falar da salvação.

Unknown disse...

Isso mesmo Vivy, Discipulado é relacionamento.

Bem Silvinha, solicitei pra nao colocar palavras de baixo calao, pois algumas pessoas comentario de forma anonima de chingando... a qui é um espaço livre pra expor as opnioes...um livre debate...nao apenas pra alguem ganhar no debate...mas pra estimular a reflexao...e assim fazermos realemte diferença onde estamos...Fazer diferença com o carater de discipulo de Cristo...de fazermos diferença com a mente de Cristo...e se for necessario se opor a Politicas Religiosas.

Unknown disse...

Porem Vivy,
"não aconselho a está em uma igreja de visão celular sem amar a visão, da mesma forma que não posso está em uma igreja evangélica sem amar jesus."

Isso iguala o metodo celular a pessoa de Jesus.


Sabemos que nenhum G12 se iguala a Jesus..

"visao celular" nao é visao. Deram o nome de VISAO no intuito de legitima-la e faze-la tao inspirada quanto a inspiracao da Biblia.

Existe diferença no discipulado proposto por Jesus e o que é feito atraves do metodo celular.

Mas , amem se a "visao celular" é imapacto na vida das pessoas.

Unknown disse...

obediença a quem?

a politica religiosa do metodo celular? ou obediencia a Palavra de Deus?

O metodo celular é valido, porem a politica religiosa do metodo celular nao é tao valido assim.

Welligton disse...

olhaa nos estamos vivendo no meio de uma geração pervesa
e o que eu tenho pra falar é que cada um adote a sua maneira de ser
tanto na visão, quantoo sem a visão
a visão é bom sim! ajuda levar a palavra as pessoas de geração a geração. E sem a visão celular tbm .Mas a nossa doutrina faz parte da visão, então vamos seguir ela poxaa
mas vamos fazer uma observação
como diz no começoo
" apenas uma reflexão, e não um escândalo".

Unknown disse...

O texto é uma critica sim ao sistema religioso! Cada qual julgue o que achar melhor.

Convicção que nao pode ser testada nao é convicção.

Viviane Caldas disse...

olá fabio não estou igualando visão celular a jesus, até pq não teria nenhum cabimento Deus não pode ser igualado e nem comparado a ninguém, alias Ele mesmo diz: " eu sou a verdade, o caminho e a vida ninguem vem ao pai a não ser por mim"...apenas disse que se uma pessoa não ama somente a jesus ela não pode ser um verdadeiro cristão...senão ira querer ficar adorando a outros deuses e até mesmo estratégias qdo deveria amar a Deus..e da mesma forma se alguém não concorda e não gosta da visão celular que não fique em igrejas que a adota...pq afinal não pode uma água ter dois sabor ou pode?
e vamos esclarecer não faço apologia a ninguém, amo sim a visão celular, acho uma estratégia linda, lógico que existem pessoas que estão a modoficando para buscar o seu próprio interesse, mas como disse cabe somente a Deus julgar ou não.Amo tanto que faço parte de uma igreja de visão celular..é perfeita? não tem falhas sim, mas como cristã devo interceder por ela e fazer a minha parte..produzir discipulos é obrigação? fik a critério, cada um conheça a palavra e faça aquilo que "Deus" ordenar e não somente por homens, qdo um casal se casa eles logo pensam em frutos, esse frutos são os filhos, da mesma forma se eu tenho um relacionamento com Deus, eu tbem irei querer frutos e esses frutos são os filhos espirituais..mas isso fica a critério de pessoa a pessoa.

Viviane Caldas disse...

"Existe diferença no discipulado proposto por Jesus e o que é feito atraves do metodo celular".
existe? quais são? será que não está olhando somente para os pontos negativos?
olha é facil criticar dificil é fazer a diferença,não é fácil está em uma visão celular ainda mais se for G12, mas vale a pena qdo vc pode ter um relacionamento mais intimo com alguém...um dia alguem chega até vc e te convida a uma célula, e um dia ali vc retorna para Cristo..conheço muitissimo bem uma pessoa que estava pronta a se matar sem q ninguem soubesse mas um convite de uma pessoa a uma célula mudou o rumo da sua história..querido deixe Deus agir da maneira que Ele quiser, Ele dá a cada uma estratégia que ele queira, talvez o que não seje benção pra vc pode ser pra alguém...Deus usa as coisas loucas desse mundo para confundir os sábios..pense nisso e fique com Deus!olhe para Cristo e não para as politicas religiosa..

Elízio Junior disse...

Acho q não entendeu meu comentário, qdo disse: "O Pr. Cesar trouxe uma estratégia de Deus para mostrar ao mundo o amor infinito de Cristo por almas", me referia ao governo dos 12, algo extraordinário para trazer a multiplicação. Se não fosse o mover celular, quantas pessoas não deixariam de ter conhecido Cristo???
A verdade é uma só, a ide de Deus é muito clara e ficar parado na zona de conforto não é a minha. Se tenho sede de Deus eu quero cumprir o segundo mandamento que diz: Amai ao próximo como a ti mesmo. Quero para meu irmão as mesmas bençãos que estão sobre a minha vida. Cristo é benção na minha vida, Maanaim idem e Visão Celular tb. Cristo vive em mim e quero levar a quantos for possível o evangelho da salvação através da Visão Celular no Governo dos 12!!!

Elízio

Unknown disse...

Amem! Louvado seja Deus!!

Unknown disse...

O impacto local da Igreja Maanaim que usa a visão celular é transformação de vidas, cura da alma, e muitas famílias restauradas. Isso é sobrenatural. A visão é uma tremenda estratégia para quem a pratica e acredita. Pena que nem todos entendem. Mas coisas de Deus so entende aqueles que tem a revelação do próprio Deus e tem uma comunhão muito intima com ele.Do contrario é loucura mesmo.

velma disse...

Olã Fãbio...
A visao celular e uma estrategia para conquista de almas Nos preocupamos com numeros... SIM! Afinal, estamos vivendo os ultimos dias e precisamos ganhar multidoes para o Reino. Quanto ao relacionamento, fui criada em igrejas evangélicas e nunca ví uma estratégia que promovesse tanto o relacionamento e a comunhao. Quando voce fala do César Castelhano, precisa se inteirar melhor... ele é um homem de Deus que tem sido usado nesses ultimos dias (os frutos mostram isso e a Palavra diz que pelo fruto conheceremos). A visao é uma estratégia que funciona! O impacto disso é visto nas famílias restauradas. Outras igrejas que nao adotam a visao nao deixam de ser bençaos por isso. Que Deus as abençoe também. O livro de 2 Timoteo nos alerta em nos envolvermos em discussoes que nao edificam. Acho que precisamos canalizar esforços para conquiostarmos para o Reino, independente da estratégia usada. O que nao posso fazer é me levantar contra uma estratégia que está contribuindo para conquista de almas. Isso é sério. Sei que voce é um rapaz inteligente e precioso para nós (MAANAIM). Oro para que Deus te esclareça e te traga o entendimento.

Ministério M.E.A disse...

Toda Honrra e Glória Sejam Dadas Ao Cordeiro Santo de Deus.

A Visão celular TEÓRICAMENTE é muito linda, mas infelizmente é muito diferente na prática.Pessoas e mais pessoas querendo ganhar "PESSOAS" e não ALMAS . Deus diz IDE E FAZEI DICIPULOS e Não IDE E FAZEI OS SEUS 12 . Devemos amar realmente as ALMAS, praticar este amor supremo sem se preucupar com nuneros e carga horária.Deus é Mais do que simples reuniões e encontros . Deus é amor e amor é Relacionamento.

Parabêns pelo Post. APOIO !

Verdadeira visão disse...

Pois bem, concordo com André a visão celular é mais números e pessoas e não almas,na minha igreja é assim,querem numeros e não almas,pois qdo deixamos de liderar células somos tratados como pessoas e não como alma e com muita indiferença,com isso tem perdido muitas almas,depois querem colocar culpa nos lideres,sendo que é os lideres q mandam as pessoas para o encontro.Mas o erro esta la no altar,que adoram os pastores mais que Deus,pois os pastores não vieram para serem servidos e sim servirem.São muito"faz o que falo e não o que faço"eles não tem celulas mas qurem q os seus lideres tenham.E o encontro,tem pessoas q vão por pressão dos lideres e não por livre arbitrio,com isso não pemanencem na igreja.A vísão celular esta sufocando ao invés de trazer amor.

Deus é amor disse...

Estive no congresso G12,lá tinha que comprar benção,pois tinha muitas pessoas fora do ginásio desejando adrentarem no ginásio,mas não podiam,pq tinha q pagar 70 reais para ouvir o que estava Deus estava falando e receber benção muitos não tinham esse dinheiro.Enquanto outras igrejas fazem milagres e curas atraves do Nome de Jesus gratuitamente,ganham muitas almas,e visão celular com esse impacto so perdem almas e ganham pessoas.Pois Jesus qdo veio á terra ELE fazia milagres de graça,não cobrava nada por isso...Esse é o impacto da visão celular?

Unknown disse...

"Verdadeira visão" e "Deus é amor", seria interessante se vocês se idenficassem. gde abraço. Deus os abençoe

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails