quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O Melhor desta Terra

Eu tomo coca-cola – diz o crente – pois segundo o profeta Isaias, o melhor desta terra é para os crentes... Não tomo marajá*... Apenas coca-cola, pois como sou crente o melhor é pra mim.

Só uso tênis adidas e roupas da marca tal – acrescenta o crente – pois sou filho do Rei e o melhor desta terra é pra mim.


Vamos com calma – responde o blogueiro – é interessante a contextualização do texto bíblico, mas não nos afastemos dos princípios da exegese. Texto fora do contexto é simplesmente motivo de pretexto. Quem foi que disse que coca-cola é o melhor desta terra? Quem foi que disse que calçados adidas ou roupas da marca Tal são “O Melhor desta Terra”? O profeta Isaias estava se referindo a bens de consumo?

Vocês blogueiros são todos hereges. – acusa o jovem crente.

Depois discutiremos sobre isso num outro momento. – diz o blogueiro – agora vamos prosseguir com a questão anterior. É claro que quando o profeta Isaias disse: “Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra”, ele não estava se referindo a bens de consumos, nem muito menos a coca-cola ou a qualquer outro refrigerante. Não podemos nos esquecer que o capitalismo surgiu muito tempo depois do registro do profeta. Esse papo de que crente tem que ter os melhores bens de consumo, pois é vontade de Deus é papo furado. Esse papo de que crente tem que estar no pódio é historieta pra criança... Foge da essência do cristianismo verdadeiro. Devemos analisar também este conceito de melhor. Entre beber coca-cola e um suco de fruta natural, qual é o melhor? Então, afirmar que tal coisa seja a melhor coisa desta terra faz necessário definir o que seja o “melhor”. Melhor a quem? Melhor em que?

Você não sabe o que diz – sibilou o crente. – Que o Senhor tenha misericórdia de você blogueiro.

Ok amigão! Depois a gente conversa mais. – diz o blogueiro. – Hey... Quando quiser deixe um comentário lá no blog. Sei que você de vez enquanto sempre dá uma passadinha lá pra ler alguma coisa.

Como você sabe que passo lá de vez enquanto? – indagou surpreso o crente. – Você está blefando! Sou um cara ungido e não gasto tempo lendo essas bobagens escritas em blogs.

Tudo bem! Sem nenhum problema. Foi bom papear com você hoje. Até mais.






* marca de um refrigerante produzido em Mato Grosso – Brasil.

3 comentários:

Amana Raab disse...

interesting! ;)

ocheirodasaguas disse...

Muito bom !
Vim parar no seu blog por acaso, mas muito legal =)

Eder Barbosa de Melo disse...

Pois é, mas muitos se esquecem da graça comum: sol brilha para todos, justos e impios, este texto tem relação com os últimos posts lá do recortes

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails