quarta-feira, 9 de junho de 2010

Conversando sobre Deus

Em uma tarde de verão, Num jardim agradável, debaixo de uma arvore frondosa, pessoas conversam sobre Deus. Sentados ao redor de uma mesa, tomando um delicioso chá de maça com canela e comendo um saboroso bolo de arroz... Como diria em Cuiabá... Um tchá* cô bolo.

Estava presente neste encontro o Ateu, o Cara do Deísmo, o Cara do Teísmo e o Agnóstico... Ops! E nós do Açaí na Panela, estávamos lá também, e anotamos tudo o que rolou naquela conversa. (Risos).

Enquanto comiam, disse o Ateu:
-Por que vocês insistem colocar Deus em questão? Ele está fora de questão. Ele não existe. A Religião é o ópio da sociedade. Tudo é matéria auto-suficiente. Não existe nenhum Deus além do ou no universo.

Argumenta o Cara do Deísmo:
- É claro que Deus existe. Deus está além do universo, mas não nele. Todos sabem que Deus é impessoal. E Ele não atua de forma sobrenatural sobre as coisas.

O Cara do Teísmo diz:
- Cara amigo Ateu, Deus sempre estará em questão. Ele é infinito e pessoal existe além do e no universo; Criou todas as coisas e sustenta tudo de modo sobrenatural. Esse Deus Criador é uma pessoa. E certo dia o ateu Bertrand Russell disse que "enquanto você não
admite Deus, a questão a respeito do propósito da vida fica sem sentido".

Diz o Agnóstico:
- Prefiro não entrar nesta discussão, pois todos sabem que ninguém pode provar que Deus existe, e ninguém pode provar que Deus não existe.


Em uma coisa eles concordam. O lanchinho da tarde estava realmente delicioso.

Deus não pode ser definido. Mas pode ser percebido. Como você percebe Deus no seu dia a dia?



*Tchá cô bolo (ou tchacobolo), no linguajar cuiabano significa “chá com bolo”. Expressão usada nas festanças da cuiabania.

2 comentários:

Eder Barbosa de Melo disse...

Esse assunto tem, sido recorrente no último Amigos Blogueiros com o "herege" Eduardo Medeiros, da Sala do pensamento. Pra mim, Deus está nas coisas simples da vida. Nós quem complicamos, as religiões que nos afastam dele. Provai e vede: Deus é bom!

Carlos Antônio disse...

Deus se mostra para mim em todos os momentos:
- Quando me acordo e vejo que estou bem e vou ler a Sua palavra.
- quando Ele me usa para falr com alguém.
-Quando me consola quando estou triste.
- O Senhor está comigo todo o tempo, por isso sei que Ele existe//////!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails