quarta-feira, 28 de julho de 2010

Alienação

Algum tempo atrás as pessoas não tinham acesso as Escritura Sagrada. A Bíblia naquela época estava apenas nas mãos dos clérigos. A Palavra de Deus estava apenas disponível em latim. As pessoas não tinham nem um simples versos da Bíblia em sua língua materna. Os ingleses não tinham a Bíblia em Inglês, nem os Alemães em Alemão... Muito menos os ameríndios em suas respectivas línguas.

Nessa época os sacerdotes oprimiam o povo, pois o povo não sabia ler em latim, algumas pessoas nem sabiam ler em sua língua materna. Mas alguns homens gastaram tempo de suas vidas, traduzindo a Palavra de Deus para suas respectivas línguas. Alguns homens se opuseram a dominação religiosa de sua época. Lutaram contra a tirania religiosa de um sistema corrupto. Buscaram nos texto originais e tornou o acesso a Escritura mais fácil. Todos agora, desde camponeses aos príncipes, podiam ter um exemplar da Palavra de Deus. O conhecimento da Palavra de Deus não estava somente em poder dos clérigos, mas todos sem distinção tinham acesso a Bíblia.

Hoje o acesso a Bíblia é fenomenal. Temos diversas versões em nossa língua portuguesa. Temos a Bíblia na versão de Almeida, Temos a Bíblia na Linguagem de Hoje, a Nova Versão Internacional (minha preferida), e tantas outras. Temos também Bíblias onlines, inteiramente grátis no pc. Hoje podemos não apenas ter acesso a Bíblia em nossa língua, mas podemos acessar Bíblias em diversas línguas.

Mas ao contrario de toda facilidade de acesso ao texto bíblico, muitas gentes nos dias atuais não lêem a Bíblia. Não que não saibam ler. Não lêem, pois não dão prioridade a Bíblia. Preferem receber as coisas mastigadas pelos seus lideres religiosos. E é aqui que mora o perigo. Muitos líderes religiosos usam a Palavra de Deus para oprimir as pessoas. Que triste contradição. A Bíblia um instrumento de libertação, usado como instrumento de dominação.
Usam texto fora do contexto. É valido contextualizar Jesus nos dias atuais, mas não podemos esquecer do contexto bíblico. Muitos deturpam a Bíblia. Outros usam o texto bíblico para “meter” terror espiritual sobre as pessoas. Alguns ajustam o texto bíblico a suas teorias e métodos. Outros usam a Bíblia para colocar palavras na boca de Deus, palavras que Deus nunca disse. Muitos estão apenas preocupados em crescimento e riqueza para os templos e se esquecem do essencial – amar as pessoas. Fazem templos lindos e gigantescos, mas há tantos ao redor das igrejas precisando de um pedaço de pão.

Os crentes têm poder em suas mãos, e muitos não sabem disto. Os crentes têm a Bíblia (texto totalmente confiável), mas a maioria não lê a Bíblia que tem e são levados pelo o que alguns líderes dizem.

A Bíblia nas mãos do crente é o mesmo que a “espada do poder” nas mãos do He-man. A Palavra de Deus é poder de consciência e transformação humana. Ela é o melhor recurso existente neste mundo para transformar vidas. Ela traz mudança de mente.

A Bíblia nas mãos dos crentes é o mesmo que o “sensor aranha” do homem aranha, ela alerta o homem dos perigos. Triste é ver quantos jovens crentes que não sabem usar este sensor.
Espero que este texto possa ajudar alguém a jogar fora toda alienação. Devemos respeitar os líderes religiosos, mas devemos conhecer a Palavra de Deus, só assim a opressão religiosa será vencida.

3 comentários:

Alessandra disse...

SIM..JAMAIS ME DEIXEI LEVAR PELOS OUTROS,BUSQUEI DA FONTE DESDE A ADOLESCENCIA,E ASSIM DEVE SER COM CADA UM.
*ABRAÇO.

Eder Barbosa de Melo disse...

Escrevi sobre tema semelhante a algumas semanas, é tão dificil lidar com a alienação dentro da igreja porque muitas vezes ela é sutil e infelizmente proposital. A minha fé está firmada no Senhor, se não eu já era uma "múmia espiritual". Ótimo texto.

Unknown disse...

Gostei do termo "mumia espiritual"

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails