quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Jesus e a Banana da Terra


Não sei se na sua região há esse tipo de banana. Ela é bem popular aqui em Cuiabá (se quiser saber mais sobre está variedade de banana, Clique aqui!. Bem presente na culinária local, como por exemplo: Farofa de Banana da terra, Banana da terra (verde) com carne, etc. Não me pergunte por que essa banana tem esse nome... Ela não tem gosto de terra... Talvez você esteja se perguntando o que Jesus tem a ver com culinária, não é mesmo? Alguém até pode dizer que Jesus é um sommelier* (especialista em vinho); banana chips (banana verde frita) seria um aperitivo que acompanharia perfeitamente uma taça de vinho, até parece que me tornei um expert em gastronomia. (doce ironia).


Bem galera, indo direto ao ponto, Jesus encontrou a banana da terra (ou o banana, no bom sentido) e disse: “Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas”.

“A banana da terra” é uma pessoa encontrada facilmente nas igrejas brasileiras, Não sai da casca e só pensa nas coisas da terra... Algumas vezes se envolve tanto com os trabalhos da igreja que mal tem tempo para se relacionar com sua família, ou corre tanto atrás do sucesso, trabalho e tantas outras coisas e mal tem tempo para dizer “Obrigado Senhor por este dia”.

É pra mantermos nosso pensamento nas coisas do alto, mas isso não é pretexto pra viver no mundo da lua. É necessário um equilíbrio. Precisamos de nos reunir no culto. Precisamos trabalhar, precisamos de diversão, só não podemos esquecer do essencial – amar os nossos irmãos. Amar as pessoas que estão ao nosso redor. Amar nossa família. Como diria nosso amigo Eclesiastes, 'Tem tempo para tudo'.

Reino de Deus não se restringe somente e exclusivamente aos trabalhos em nossas igrejas. O Reino de Deus é muito alem do que ir ao culto ou de participar de alguma atividade eclesiástica. O Reino de Deus está intimamente ligado ao Amor... Ao relacionamento com os outros, pois servimos a Deus servindo as pessoas... Como posso amar a Deus se não amo o meu irmão?

Imagino Jesus dizendo a 'banana da terra': "Basta! Pare de correr atrás de status. Para quê ganhar o mundo inteiro? Você se esqueceu que você não pertence a esta terra? Você está aqui apenas de passagem. Você não é um ser terreno vivenciando uma experiência espiritual, Mas sim, um ser espiritual vivenciando uma experiência terrena. Busque meu Reino em primeiro lugar e as demais coisas lhe será dado".

Assim responde a 'banana da terra': "Sempre vou à igreja. Participo disto e daquilo outro, na igreja. Faço isso e aquilo".

Jesus olha com afeto a 'banana da terra', e diz: “jogue fora toda casca de religiosidade. Coloque as 'vísceras' para fora. Demonstre o Amor aos outros. Se preocupe em alimentar os necessitados. Se alguém está com frio, do que adianta dizer ‘Jesus te ama’, dê o seu cobertor a esse alguém. Aqueça-o com o mesmo amor que te envolvi. Liberte os oprimidos. Ame seus inimigos. Faça o bem sempre e a todos. Demonstre que você é meu seguidor através de atitudes e não através de ‘credencias religiosas’. Jogue fora essa casca religiosa”.


* referente ao momento em que Jesus transformou água em vinho numa festa de casamento. Diga se de passagem que foi o melhor vinho já servido num casamento.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails