sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O Poder do Relacionamento #01

Em “Se você me visse agora” conhecemos a estória de Elizabeth Egan, uma mulher batalhadora, não é casada e nunca teve um relacionamento amoroso em sua vida que lhe despertasse a felicidade. Ela tem uma família muito problemática, sua mãe fugira e a abandonara seu pai e sua outra irmã. O pai de Elizabeth é o tipo do pai nada carinhoso. A irmã da Elizabeth tem problemas com o álcool e tem um filho, que se chama Luke. É Elizabeth que acaba criando Luke, pois a mãe dele não tem nenhum pouco de maternidade na veia. Elizabeth mora na cidade, ela é o que chamaríamos de pessoa responsável da família. Tendo que cuidar de tudo e de todos. E nisso tudo, ela nunca tivera tempo pra si. Uma mulher que trabalhava na decoração de casas que nunca provou o amor. Ela nunca sentiu o que era ser amada e desejada. Com tantos problemas e tantas responsabilidades, Elizabeth era blindada contra o sentimento de amar e ser amada. Aos 34 anos ela certamente nunca daria atenção às coisas não palpáveis, certamente ela não era levada pelas coisas do coração.

Não que ela fosse realmente não interessada no amor, mas as circunstâncias a levaram a ter uma vida onde ela pudesse ter o controle das coisas. Ela pensava que tinha o controle, e que o amor é para os que não tem o pé no chão.

Elizabeth e Luke, seu sobrinho, vivem juntos. Luke tem seis anos e como todas as crianças, ele é também muito imaginativo. Ele acaba fazendo amizade com um amigo imaginário, que se chama Ivan. Este amigo imaginário começa conviver com Luke e brincar juntos. E Elizabeth não faz idéia como lidar com este tipo de comportamento infantil. Ela faz uma pesquisa no google e busca por informações com especialistas de pedagogia pra poder se relacionar com o sobrinho nessa fase da vida. Luke é o filho que Elizabeth não teve. E tudo isso mexe com sua fortaleza emocional.

Ivan é o tipo de cara bem oposto de Elizabeth, ele é divertido e não vive tão preocupado como um adulto. Trabalha no que gosta e sabe manter viva a criança interior. Elizabeth gosta de tudo nos devidos lugares, não tem tempo para amigos, muito menos para a imaginação fértil do sobrinho Luke.Mas a convivencia com Ivan acaba trazendo um colorido novo para a sua vida.

Bem, Ivan não tem necessariamente a idade do Luke. Ele é um profissional especialista em fazer amizade. É o que os adultos gostam de chamar de amigo imaginário. Ivan não gosta muito desta definição, pois pra ele próprio, ele não tem nada de imaginário e o problema é que os adultos não são capazes de enxergar os tais “Amigos Imaginários” dos filhos. Bem, Ivan não é humano como Luke e nem como Elizabeth, até acho que poderíamos chamá-lo de anjo da guarda, Mas é claro, ele não é nenhum anjo.

Só que o inesperado acontece, na convivência de Ivan e Luke, Elizabeth acaba sentido a presença do Ivan. Ela acaba se tornando amiga deste Ivan, imaginando ela ser um dos pais de algum amigo de seu sobrinho. E nessa relação tanto Ivan quanto Elizabeth se torna muito mais que amigos. Ivan tem que prestar conta aos seus superiores, pois ele não pode se relacionar com um adulto, seu trabalho e fazer amigos e quando a criança estiver preparada ele tem que partir e fazer outro amigo.

No relacionamento com Ivan, Elizabeth se transforma, como se tornasse mais livre, mais vibrante, mais cheia de vida. Ela experimenta o amor profundamente. Ela já não é mais aquela mulher que era antes... Esta muito mais confiante e determinada.

Mas a estória não termina como em todos os contos de fadas. Elizabeth Egan morre como todos os seres humanos. Somos finitos, não somos feitos pra durar pra sempre. A velhice e a morte fazem parte da vida. Ivan não sabe o que é morrer, não como nós sabemos. Mas Ivan sabe o que é ter lembranças de alguém que amamos e que o amor transforma as pessoas. Tanto ele quanto ela, foram transformados pela amizade e pelo amor.

Entre tantos amigos que Ivan fizera, Elizabeth foi, de longe, a sua melhor amiga.

#Fica_Dica: Se Você Me Visse Agora é um otimo e divertido romance.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails