segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Um Bom Conselho

Quando John Stott era vivo, eu não dava bola aos seus pensamentos. Na verdade, mal sabia quem era John Stott. Ouvia falar dele e tinha uma pequena impressão, mas não conhecia realmente suas obras. Stott faleceu em julho de 2011, e após sua morte, tomei a atitude de conhecer um pouco mais sua vida e obra.

Recentemente me deparei com um conselho* do Sr. Stott que dizia:

Você pode começar lendo o Evangelho de Marcos ou de João. Dê preferência para uma versão moderna. Leia do começo ao fim, de uma só vez, de modo a causar impacto em sua vida. Depois leia novamente, mas devagar, um capítulo por dia.

Quando terminei de ler esse trecho, veio a minha mente a lembrança de um momento em minha vida quando eu era um adolescente. Bem, quando era garoto, eu queria ler a Bíblia e saber mais com meus próprios olhos a Palavra de Deus, na época eu tinha apenas um exemplar do Novo Testamento, na versão Almeida (aqueles exemplares distribuído pelos Gideões Internacionais em hospitais e motéis), Como de costume as versões de Almeida são de um linguajar bem clássico e erudito, o que acabam não despertando o interesse pela leitura. E naquela época alguém me disse que quem ler muito fica doido, assim com tantos incentivos negativos acabei não lendo a Bíblia na minha adolescência.

Com o passar do tempo, ao me tornar jovem, adquiri alguma noção de versões da bíblia e tive acesso ao texto da versão NTLH. Foi a minha primeira bíblia. Depois tive a oportunidade de ter uma NVI e de quebra veio junto a NIV (pois aprendi a gostar do idioma Inglês) e pra mim tanto a NTLH quanto a NVI foi uma mão na roda. Pude mergulhar no mundo bíblico por intermédio da linguagem mais próxima da minha realidade.

Então vejo o conselho de John Stott como um bem precioso, pois passei por essa experiência. A Bíblia é para ser lida. Mesmo a Bíblia sendo um dos livros mais vendido, há muita gente, em especial muitos crentes que não lêem a Bíblia, estão satisfeito apenas em ir ao culto e receber a Palavra de Deus somente pela boca do pregador.

A Bíblia é um livro para ser lido. É claro que há muitas coisas na Bíblia difícil de entender, mas Eugene H. Peterson, nos dá um conselho também:

Para entender a Bíblia, você deve conhecer suas personagens, entender seu contexto e seguir o enredo. Deixe se levar pela narrativa, como se faz com um bom romance.

Como Max Lucado certamente diria: As personagens bíblicas são gentes como a gente.


 *[In. Cristianismo Básico]


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails